quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TRE tira Lula do programa de Roseana



Não durou nem até o terceiro dia de propaganda eleitoral gratuita o oportunismo de Roseana em utilizar a imagem de Lula em seus programas. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) mandou a coligação “Maranhão Quer Mais” retirar o ex-presidente de todas as inserções de Roseana por uso indevido da imagem.
Segundo a decisão do juiz Alexandre Lopes de Abreu, a peça publicitária de Roseana “deturpa as normas eleitorais”, pois visa utilizar o prestígio do ex-presidente Lula no Maranhão – onde possui quase 70% das intenções de votos –, que é filiado a outra sigla e coligado com outras agremiações, tanto em nível regional quanto nacional, para “criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.
A decisão do TRE afirma que ficou “demonstrada a prática de conduta contrária à legislação eleitoral, e, ainda, o fato de que a permanência da referida veiculação pode provocar prejuízo ao equilíbrio do pleito”. Caso Roseana se abstenha de veicular a propaganda impugnada, a multa será de R$ 15 mil para cada exibição.
Se quiser utilizar a imagem de algum presidenciável em seu programa eleitoral, Roseana terá que escolher o ex-ministro de Michel Temer, Henrique Meirelles, que é do seu partido. A lei é clara ao afirmar que “em âmbito regional o candidato não poderá se utilizar da imagem ou voz de candidato ou militante de partido que integre coligação diversa na esfera nacional”.
Com a sentença do TRE, cai por terra a tentativa oportunista de Roseana de colar a imagem de Lula à sua campanha. Ciente da popularidade do ex-presidente no Maranhão, ela, sem escrúpulos, quer se aproveitar disso, mesmo depois de ter apoiado o golpe contra Dilma Rousseff e o PT, ao ficar ao lado do então vice-presidente Michel Temer.


Nenhum comentário: