sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Estranha Lógica dos Seguidores Traídos

Alguns setores da imprensa eletrônica, mais precisamente o blog Chapadinha Online considerou as notas a respeito do discurso de Waldir Maranhão, publicado inicialmente neste blog, e a menção ao calote do ex-prefeito como reação de governistas à rejeição da prefeita Danúbia em ataque ao líder Isaías Fortes.

Primeiro importante frisar que foi o deputado Waldir Maranhão quem falou o que falou e não qualquer membro ou apoiador do governo municipal.

O Chapadinha Online tem razão quando diz que mencionamos (noutro post) em tom de crítica o atraso de até 9 meses de salário do ex-prefeito, mas retirou do contexto quando deixou de dizer que, no mesmo texto, questionei a falta de resposta da gestão atual sobre pontos importantes que exigiam pronunciamento.

Em ambos assuntos a veracidade dos fatos não foi nem de longe questionada. Nem poderia: um notório (o atraso dos salários) e outro testemunhado e gravado (palavras de Waldir Maranhão). Como o intuito deste blog é sempre ir além da informação e incitar debate, festejamos que tenha aparecido alguém a suscitar opinião diversa e a nos dar algo que poderia ser entendido como defesa do ex-prefeito Isaías.

Mas para entrarmos nas divergências propriamente ditas publico recorte da opinião do Chapadinha Online e depois volto comentando. 




Ora, ora... O povo tá careca mesmo de saber do atraso, só não sabe mesmo como se deixou de pagar salário se o dinheiro vinha todo mês. Talvez, de tão distante no tempo, a infame gestação (9 meses sem salário) só venha a ser lembrada pelos funcionário públicos e professores se eleitores prenhes de esquecimento permitirem seu retorno.

A justificativa da traição é uma pérola: joga-se a ética e os escrúpulos da política às favas...  Na política, assim como na diplomacia, a moral a e palavra de honra podem ser relativizadas, nunca abolidas. É como se fosse plenamente justificável a patifaria dos políticos desde que sejamos favoráveis a estes. Afinal cobrar postura e cumprimento de obrigação só deve valer para os adversários. E quem acha certo “usar” o prestígio de um deputado e depois “trocar de roupa” com outro é o mesmo que vai a comício, passeata, vota e rasga a lógica por um candidato inelegível e segue mais traído que o deputado, quando o importante é ter orgulho de continuar seguindo o grande líder.      

Um comentário:

LUCIANO LIRA disse...

Alexadre, é necessário relembrar que esses nove meses de atraso, além outros direitos dos servidores (ferias, decimo terceiro) que aquela gestao "esqueceu" de pagar, veio cair colo da atual gestão, vez que esgotados todos os recuros interpostos nos dois governos magno, a prefeita danubia nao tinha alternativa e fez um acordo, que esta cumprindo, pagando todo mes R$ 25.000,00, que os professores estao recebendo corretamente, sacando no banco do brasil. O papagaio deixado por Isaias, atualizado, ultrapassa um milhão de reais e o acordo se estende por todo o ano de 2011, 2012 e ainda a nova gestão q assumir (2013/2016) continuará pagando, pois firmado perante a justiça para evitar o sequestro integral da quantia, o que inviabilizaria qualquer administração. O acordo foi fruto de longos debates, onde as partes, municipio e sindicato, cederam de seus pontos até chegar ao concenso, que permitiu pagar os servidores e a continuidade da administração.
Luciano Lira,