quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Chapadinha: Mil Famílias Realizarão Sonho da Casa Própria



Por: Luis Carlos Júnior/CN1 e Fabrícia Bogéa/Ações e Destaques Fotos: Alexandre Cunha

O projeto foi pleiteado pelo então prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, junto a Caixa Econômica Federal, no ano de 2004. Dos 217 municípios maranhenses, somente nove, foram beneficiados com o projeto, entre eles, Chapadinha.


O sonho da casa própria se tornará realidade para mil chapadinhenses na próxima sexta-feira, dia 21. As moradias do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, enfim, serão sorteadas, a partir  das 4h da tarde, na Praça Irineu Veras Galvão, antiga Praça do Povo.

O projeto foi pleiteado pelo então prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, junto a Caixa Econômica Federal, no ano de 2004. Dos 217 municípios maranhenses, somente nove, foram beneficiados com o projeto, entre eles, Chapadinha. A vinda do programa minha casa, minha vida gerou quase mil empregos diretos. Desde o início até a conclusão das obras foram injetados, mensalmente, mais de meio milhão de reais na economia chapadinhense.

O Residencial José de Sousa Almeida conta com onze quilômetros de ruas asfaltadas e cuidadosamente planejadas com sarjetas, meio fio e rampa aos cadeirantes. O acesso, de dois quilômetros e meio, ao residencial, também foi asfaltado o que garante segurança, tranqüilidade e conforto aos mutuários. O sistema de abastecimento do conjunto habitacional é outro aspecto notadamente planejado. Dois poços artesianos abastecem uma caixa com  capacidade para dois mil litros que redistribui a água para as residências que possuem uma caixa d’água de 500 litros, cada. 

O Conjunto Habitacional, também vai abrigar uma creche, que receberá o nome do saudoso jornalista Jota Coutinho, e uma escola amplamente estruturada, com salas de aula, banheiros, duas caixas d’água (com capacidade para 5 mil litros, cada),  pátio e cômodos para o descanso dos professores. A contrapartida para a construção das unidades de ensino é oriunda da Prefeitura de Chapadinha.

Veja as condições do Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida:

1.  Serão sorteadas mil casas. Foram inscritos 4. 231 (quatro mil duzentos e trinta e um) pré-candidatos a mutuários da Caixa Econômica Federal .

2. O Sorteio será realizado em 06 etapas, distintas e na seguinte ordem:

- Sorteio para a Categoria deficientes físicos 3% (30) pessoas;
- Sorteio para Doentes Crônicos, 3% (30) pessoas;
- Sorteio para Idosos, 3% (30) pessoas;
- Sorteio do Saldo de 910 categoria geral, 75% (682) pessoas que se enquadram com  três a cinco critérios, conforme a Portaria número 140/2010.

- E por último, sorteio categoria geral 25%  (228) pessoas com menos de três critérios.

Os idosos e deficientes físicos, que não foram contemplados no sorteio de categorias especificas, participarão do sorteio geral e do sorteio de suplentes.

O sorteio da categoria geral vai priorizar:

1.  As famílias residentes em área de risco ou insalubre;
2. As famílias com mulheres responsáveis pelo domicílio;
3.  As famílias que tenham mais de 4 dependentes;
4. As famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família;
5. As famílias que residam com coabitação


Um comentário:

diogo souza disse...

quero retirar a 2via da minha inscrição,como faço? email. diogosouza-carmo@bol.com.br