quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Magno Bacelar Pode Ser Processado


O blog de Jorge Vieira traz a seguinte matéria sobre a CPI dos 73 milhões:

“O líder da oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), vai orientar a deputada Gardênia a Castelo (PSDB) ingressar com uma representação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa contra o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investigar o paradeiro de R$ 73,5 milhões, Magno Bacelar (PV) e Roberto Costa (PMDB), respectivamente, por quebra de decoro.   

Segundo Marcelo Tavares, o presidente e o relator cometeram crime de responsabilidade ao quebrar o sigilo dos documentos enviados pelo Banco do Brasil à CPI e entregá-lo ao jornal “O Estado do Maranhão” e devem ser levados à Comissão de Ética por terem quebrado o sigilo da conta dos convênios.

Tavares, que é membro da CPI, mas só tomou conhecimento da informação através da imprensa do Sarney, adianta que não faz a representação porque a filha do prefeito é quem deve tomar a iniciativa. A parlamentar não foi encontrada pelo blog para falar sobre a sugestão do colega de plenário.

Oficialmente a CPI está em recesso e só volta a funcionar dia 17 de janeiro, por isso, a decisão de entregar a movimentação dos convênios partiu dos dois deputados que aparecem na matéria, publicada na edição de hoje, falando sobre a movimentação dos recursos e cabe representação contra ele por quebra de decoro.  

Tanto Magno Bacelar, o Nota de Dez, como Roberto Costa estão orientados desde o início dos trabalhos a transformar a CPI num palanque eleitoral contra o prefeito João Castelo (PSDB). Contam para isso com o rolo compressor das mídias do Sarney, a quem obedecem cegamente. 

A atitude dos dois parlamentares, de quebrarem de sigilo da prefeitura sem sequer reunir a Comissão, está sendo duramente criticada pela oposição, pois deixa claro que o objetivo da CPI é tentar tornar o prefeito inelegível. "Se a intenção é investigar desvio de dinheiro dos convênios, porque não apurar as denúncias de que a grande maioria dos prefeitos que apoia a governadora sacaram os recursos e não estão sendo cobrados?", questiona Marcelo.”

Castelo Também Processa

Além da alegada falta de decoro o próprio prefeito Castelo teria intensão de processar os deputados conforme noticiou o jornalista Décio Sá.

Quem respondeu a ameaça foi o relator no mesmo blog: o deputado disse não temer um possível processo movido pelo prefeito. “Ele pode me processar por passar informações à população. E eu vou processá-lo pelo desvio dos R$ 73 milhões”, declarou Roberto Costa.

Segundo o peemedebista, “Castelo está desesperado porque a CPI está descobrindo a verdade sobre o paradeiro dos recursos”.

Comentário do Blog

É de ululante que uma CPI sempre tem caráter e objetivo políticos e essa não seria diferença. Assim como nenhum cabaré de "responsabilidade" é formado por freiras, em CPIs e parlamentos também não cabem vestais. 

Se o defeito dessa investigação é só enxergar uma parte da atividade danosa ou erário, mais lesivo e absurdo seria o argumento de que ela não deva ir até o final por conta disso.

Vazar informação à imprensa é prática comum e nunca foi objeto de perda de mandato por falta de decoro. Em que pese ninguém ser santo nessa CPI a bola da vez é o prefeito Castelo.  

Nenhum comentário: