terça-feira, 23 de abril de 2013

HAPA Pode Desativar Atendimento Neonatal, Denuncia William Fernandes


Por: William Fernandes – Jornalista

"Pode até parecer birra da nossa parte. Mas não dá para pensar nisso quando se trata de um assunto tão sério quanto a saúde.



Quando o secretário municipal de saúde falou que não renovaria o contrato com os hospitais São Francisco e HCC visando conter gastos e sob a alegação de que os contratos anteriores estariam irregulares, gerou-se uma grande polêmica em Chapadinha.

Houve questionamentos quanto à capacidade de atendimento para adultos e crianças em apenas um hospital. Ainda mais, em um hospital que já vinha agonizando, como é o caso do Hapa.

O secretário disse com todas as letras que o plano daria certo e que mostraria isso na prática. Ainda não mostrou e pouca coisa mudou. O que se vê é um amontoado de gente, entre crianças e adultos, sendo atendida numa sala de urgência e emergência.

E não vale ficar dizendo o tempo inteiro que no passado também era assim. Quem cometeu os erros já pagou com a derrota e ainda vai pagar por um bom tempo. O que não pode é o povo pagar o pato pelos erros de ontem e de hoje.

Quem foi escolhido para promover a tão almejada mudança não pode sustentar-se nos mesmos argumentos surrados de sempre. Já está passando da hora de mostrar resultados positivos. Em saúde não se admite maquiagens.

Tem vereador que fala da saúde e de outra secretarias como se fossem propriedades particulares de sua família, chegou a vociferar na Câmara contra uma postagem nossa (que teve participação de Luiz Carlos Jr), mas não contestou as denúncias.

A única coisa que ele contestou na matéria foi a frase “abra o olho prefeita”. Neste sentido, de fiscalizar  as ações de seus subordinados, ela tem mais é que abrir mesmo. Ora, se algo der errado, a responsabilidade será toda creditada na conta da prefeita e quem arcará com o ônus é o povo.

Desta forma, está mais do que certa a prefeita, quando usa aquele conhecido ditado que diz que “o olho do dono é que engorda o gado”.

O vereador também disse que vai divulgar contracheques de gente que está entrando no governo. É bom mesmo que isso seja feito. Comece pela saúde. Só assim todos saberão quem são e o que fazem todos os contratados daquela secretaria.

Pelo visto, nem mesmo o gestor da saúde os sabe. Pois consta que serão feitos gastos em instalação de câmeras a fim de vigiar os servidores, para saber quem trabalha e quem não trabalha. Entendo isso como um gasto desnecessário. Pois se houvesse critérios puramente técnicos na contratação dos profissionais nesta área que é a mais importante do um governo, nada disso estaria acontecendo.

E tem mais: dependendo dos locais onde estas câmeras serão instaladas pode gerar polêmicas, vindo a burlar o direito à privacidade do paciente e ferir o sigilo da relação entre médicos e pacientes, causando-lhes constrangimento.

Mas, retornando ao assunto que nos fez voltar a escrever sobre a saúde, chegam-nos informações de que é pensamento do secretário de desativar a unidade de atendimento  neonatal do Hapa (espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentem algum tipo de problema ao nascer), sob alegação de que não precisa gastar com este tipo de serviço, uma vez que o mesmo pode ser feito em São Luiz, às custas do governo do estado.

Então, tá! Pode-se gastar com instalação de equipamentos de segurança (para vigiar funcionários) e não se pode manter um serviço essencial aos recém-nascidos, e que, por conta disso as mães terão que se deslocar à capital e enfrentar toda sorte de transtornos que já estamos cansados de saber.

Esse mesmo serviço, embora precariamente, era mantido no HCC. E olha que a sala neonatal vivia cheia. Prova de que é necessário. Já pensou, se mandar com um recém-nascido lá pra São Luiz e, sabe-se lá se realmente será atendido, haja vista que a própria população da capital já se ressente de tal atendimento¿

Numa cidade do porte de Chapadinha um serviço como esse, pelo menos no nível primário, não deve deixar de existir. Se se confirmar essa intenção do secretário, será mais uma bola fora de sua gestão, o que aumenta seu desgaste diante da comunidade e perante a própria prefeita, que se verá obrigada a tomar medidas drásticas na saúde.

Abra o olho, secretário.

E antes que alguém queira imputar responsabilidade a outrem pela autoria destas denúncias, colocamos o blog à disposição para esclarecimentos da secretaria de saúde sobre estes assuntos."

Nenhum comentário: