quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fundação Abrinq Promove Evento em Chapadinha

Juliana Sícoli, Valdinê Milhomem, Juvenal Neres e Deysianne Chagas


A fundação Abrinq lançou no último dia 21 da Campus da Universidade Federal de Chapadinha (UFMA) a cartilha regional de alimentação, com o tema: “Comida saudável, gostosa e da terra: uma história do Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste” .

Cerca de 100 pessoas participaram do evento. Representantes da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar – SEDES); do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; a nutricionista da UFMA – parceira no desenvolvimento do Projeto no Maranhão, além da Prefeita de Urbano Santos; secretários e gestores das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Agricultura de Chapadinha, Milagres do Maranhão e Urbano Santos; merendeiras; líderes da Associação das Quebradeiras de Coco, da Pastoral da Criança e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; agentes comunitários de saúde e famílias dos municípios de Chapadinha, Mata Roma, Milagres do Maranhão e Urbano Santos e vereadores de Chapadinha.

Além disso, o encontro também teve o objetivo de comprometer os gestores municipais com a implementação do Plano de Ação para redução da Insegurança Alimentar e Nutricional e com a adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança.

Os participantes dos quatro municípios maranhenses, onde o Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste foi desenvolvido em 2012, foram recepcionados com um café da manhã e mesa de abertura contou com a participação de Valdinê Milhomem (SASAN, Estado do Maranhão), Juvenal Sousa (CONSEA/MA e ASA/MA), Deysianne Costa das Chagas (UFMA) e Juliana Sícoli (Fundação Abrinq – Save the Children).

Entre os temas abordados estavam o direito humano à alimentação adequada, os marcos legais e a institucionalidade da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional, o papel da sociedade civil para a construção de políticas públicas de qualidade, especialmente para a agricultura familiar, o papel da universidade pública, bem como sobre os desafios para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na região de Chapadinha.

Na ocasião foi anunciada a adesão dos municípios de Chapadinha, Milagres do Maranhão e Urbano Santos à “ANDI – Agenda de Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil”, de iniciativa do Ministério da Saúde, que prevê repasse de recursos financeiros aos municípios essencialmente para aumentar a cobertura do SISVAN - Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – e aprimorar o encaminhamento dos casos de desnutrição infantil.

O evento foi encerrado com a distribuição da cartilha a todos os presentes e com um lanche saudável, preparado com ingredientes regionais, como bolo de mesocarpo do babaçu, pão com vinagreira, doce de buriti, mousse de bacuri, geleia de manga e “suco da horta” – receitas que estão na cartilha.

“Ao longo da caminhada do Projeto e das oficinas, a gente teve o privilégio de aprender mais e aprimorar o conhecimento da Associação, melhorando a forma de trabalhar os alimentos que a gente já colocava na escola há três anos. Aqui em Chapadinha, a gente está entregando alimentos em escolas da zona rural e tem professor, supervisor e diretor novo que não conhece a história da merenda escolar, não sabe que a gente tem o dever e a responsabilidade de entregar no município. Espero que a compra da merenda escolar não fique só no nosso grupo, que iniciou com três famílias, aumentou pra oito e esse ano são 11, mas que cresça”, ressaltou Maria Lucia Borges Nunes, da Associação das Quebradeiras de Coco dos Projetos de Assentamento de Chapadinha.

Em 2013, a Fundação Abrinq desenvolverá o Projeto em três novos municípios maranhenses: Belágua, Buriti e São Benedito do Rio Preto, além de acompanhar a implementação dos planos de ação nos quatro municípios onde o Projeto foi desenvolvido em 2012.

Ascom Abrinq

Nenhum comentário: