segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pelo Beiço, Na Pressão ou Maturidade?



Em todos os pronunciamentos anteriores ao da última sexta-feira (19), na rádio Cultura, a prefeita nunca admitiu a hipótese de retornar o pagamento para o dia 20 e chegou a dizer que cada governante tinha sua maneira de governar, enfatizando que em seu governo o pagamento ficaria mesmo no dia 30 e ponto final.

Educadores, servidores em geral, SINDCHAP, vereadores de oposição e governo e até empresários cobravam a volta do pagamento para o dia 20. Somente agora a prefeita se sensibilizou com clamor.

A expressão pelo beiço é termo (pejorativo e forte) usado quando se quer dizer que alguém fez algo contra a vontade, que contra-gosto foi tocado a fazer o que não queria inicialmente.

Pressão política é algo inerente à democracia: grupamentos sociais, categoria profissionais e representantes de interesses usam o poder da mídia, da política e da opinião pública favorável a determino pleito para “convencer” autoridades no atendimento.  

No caso do retorno do pagamento, quando a prefeita teimou em não ceder  aos anseios da população, mostrou-se alheia às pressões legítimas e terminou levada “pelo beiço” mesmo, ao só recuar depois de muito desgaste.

Quando mais setores da imprensa aliada tentam evitar que o episódio seja capitalizado pela oposição, proporcionalmente se comprova o prejuízo do governo no caso concreto.   

Mas nem tudo é negativo nesta história: na pressão ou “pelo beiço”  Belezinha terminou demonstrando maturidade política ao superar teimosia, voltar atrás e copiar uma boa iniciativa de seus adversários.                

Nenhum comentário: