Uma política educacional baseada nos princípios orientadores de
inclusão social, respeito à diversidade, formação integral e integrada, gestão
democrática e participativa, ensino comprometido e aprendizagem significativa e
espaços escolares dignos e acolhedores. Essas são as metas definidas na
Macropolítica de Educação do Maranhão, o Programa ‘Escola Digna’, implantado
pelo governo Flávio Dino, desde o primeiro dia de gestão.
Em artigo publicado neste domingo (24), o
secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o Escola Digna como
o maior programa educacional da história do Maranhão.
“O programa tem por finalidade desenvolver
uma série de ações com o objetivo de aprimorar e transformar o processo de
ensino/aprendizagem na Educação Básica, elevando os índices educacionais do
Estado. Com eixos estruturantes, norteia a gestão para atingir o que destacamos
como os principais objetivos do Governo do Estado para a área educacional, que
é a transformação de nossas escolas em espaços dotados de estruturas adequadas,
que garantam as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem;
e a valorização e qualificação de nossos professores, para que esses
profissionais sintam orgulho em integrar a nossa rede de ensino”, enfatizou o
secretário.
No artigo, Felipe Camarão destacou como
principal ponto do programa a construção de prédios de alvenaria em
substituição a escolas de taipa, palha, galpões e afins que, na contramão da
dignidade humana, funcionam como escolas, negando a crianças, adolescentes,
jovens e adultos, o acesso a uma educação de qualidade, transformadora e
formadora, numa perspectiva de educação cidadã.
Escola no interior do Maranhão
O último dia 15 entrou para a história de
40 alunos do ensino fundamental e dos professores da Escola Pedro Álvares
Cabral, no povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras, no Sul do Maranhão,
como o marco de uma educação com mais dignidade.
A comunidade recebeu a primeira Escola
Digna, que foi construída em parceria com a empresa Agrosserra. Funciona em um
prédio com uma infraestrutura adequada, com carteiras, computadores, quadros
brancos, cozinha e campinho para atividades de educação física. A meta é
construir outras 302 escolas dignas até o fim da gestão.
Ainda no eixo da infraestrutura das
escolas, o Governo do Maranhão, por meio do ‘Escola Digna’, está promovendo a
construção, reconstrução e reforma de escolas de nível médio por todo o estado.
Nesta primeira fase, 63 unidades escolares estão sendo reconstruídas, em cerca
de 40 municípios.
Outras 300 escolas já passaram por serviços
de manutenções de suas estruturas físicas, na rede elétrica, hidráulica,
sanitária, pintura, entre outros ambientes. Com 1,2 mil unidades escolares na
rede pública estadual, nestes 18 meses o Governo já conseguiu alcançar
aproximadamente 30% das escolas estaduais, com serviços de melhorias em suas
estruturas.
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