sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Belezinha, Magno, Levi e o Jogo Político


Tá faltando debate público na mídia e na política de Chapadinha. Salvo raras exceções, análises e prognósticos têm ficado restritos aos bastidores. Os políticos até têm razão para manter silêncio quando necessário para suas estratégias. A mídia – especialmente essa página, que trata quase que exclusivamente do tema – não pode deixar de oferecer a seus leitores os detalhes e tendências dessa confusão chamada política partidária.

Faremos isso mantendo a postura de sempre: sem esconder preferências e ligações políticas do titular do blog, mas aberto a posições contrárias, reconhecendo a importância da discordância e ciente dos riscos de incompreensões e reações mais contundentes.

Neste passo, há questões fundamentais que farão parte dos próximos textos: qual o placar do jogo entre oposição e governo em Chapadinha? Magno ainda é a maior liderança? Quem apoiará quem na disputa para o governo do estado? Qual o futuro político da ex-prefeita Belezinha? Quem será candidato a deputado estadual além de Levi Pontes?

Em rápidas palavras, para aprofundar depois, respondo: sem tirar a legitimidade de críticas pertinentes sobre omissões e falhas da administração, como os ataques à gestão partem de ex-aliados ressentidos ou daqueles querem entrar em todo governo, diria que a peleja entre governo e oposição parece jogo de compadres e tá empatado; Magno é sim a grande liderança chapadinhense e quem quiser de iludir que não seja, fique à vontade; os apoios dependem da confirmação dos adversários de Flávio Dino que começa contando com compromisso do grupo que ganhou as eleições de 2016, além da grande aprovação pelo que tem feito aqui; mantendo boa perspectiva de votos, o futuro de Belezinha depende do julgamento do TRE; líder em toda pesquisa Levi é o único que se movimenta como candidato, recebe apoios em vários municípios, enquanto espera a definição dos oponentes locais, o que sempre pode ajudar ou atrapalhar dependendo de quem sejam.

Além destas questões que renderão muito debate, há outras para tomar tempo até 2020, mas vamos abrir com estas para começar bem 2018. 

Nenhum comentário: