terça-feira, 7 de novembro de 2017

Secretário Eduardo Sá Mostra Trabalho do Meio Ambiente na Câmara Municipal


SECOM/Chapadinha

O secretário de Meio Ambiente Eduardo Sá esteve na tarde desta terça-feira (07) na Câmara Municipal de Chapadinha atendendo solicitação dos vereadores para expor o trabalho realizado pelo órgão no atual governo .

Agradecendo o convite, Eduardo Sá, que é ex-vereador, lembrou que por várias vezes convidou secretários para comparecer à Câmara e eles não iam, mas que estava feliz por ter sido chamado e comparecer .
Cada vereador presente recebeu uma cópia do relatório de gestão da Secretaria de Meio Ambiente entre janeiro e outubro de 2017 e ouviu a exposição inicial do secretário, na qual foi lembrado o termo assinado entre o município e governo do estado no ano de 2012 que permitiu a emissão de licenças pela Secretaria .

Só neste ano foram emitidas 73 dispensas de licença ambiental, 37 autorizações para funcionamento, 73 autorizações para eventos, 1 licença prévia, 2 licenças de instalação, 10 licenças de operação, 3 licenças de instalação corretiva, 5 licenças de operação corretiva e recebidas 22 denúncias pela Secretaria .

O secretário relatou ações como a parceria firmada com a Polícia Rodoviária Federal para o recolhimento de animais soltos nas rodovias que cruzam o município e a realização de curso de treinamento para a Guarda Civil Municipal atuar na área de Meio Ambiente, o que aumentou a atuação do órgão . 

Lembrando ainda a reativação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e aumento da arrecadação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o secretário demonstrou que muito mais está sendo feito hoje do que no passado . “Recebi o fundo com cerca de R$ 70 mil e chegamos a ter mais R$ 180 mil, mais do que o dobro. Podemos afirmar matematicamente que fizemos mais em dez meses do que nos quatro anos anteriores”, afirmou. 
O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a compra, com recursos próprios, de viatura para a Secretaria atender as denúncias que recebe e a elaboração de projeto para construção de um parque ecológico sustentável na reserva da Macaoca . 

Facultada a palavra, falaram os vereadores Nonato Baleco, Junior Carneiro, Luis Barbeiro, Licinha e Tote . Este último reconheceu que não foi deixado um legado na área de Meio Ambiente pelo governo passado e incentivou o secretário a continuar seu trabalho à frente da Secretaria . 
O secretário Eduardo Sá agradeceu mais uma vez a oportunidade de voltar à Câmara e lembrou que quando vereador fazia muitas cobranças, mas que agora as faz dentro do gabinete do prefeito. “O prefeito Magno Bacelar é meu amigo e ele tem humildade para ouvir seus auxiliares e seus críticos”, afirmou encerrando sua participação e se colocando à disposição para retornar a Casa sempre que os parlamentares desejarem .

Nenhum comentário: