quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Deputado Levi Pontes defende Programa “Sim, Eu Posso” de Alfabetização de Jovens e Adultos


Ao rebater críticas da oposição, durante sessão plenária, o deputado Levi Pontes / PC do B (foto), fez a defesa do Programa “Sim, Eu Posso” que já alfabetizou 7 mil jovens e adultos e que pretende completar a segunda etapa apresentando o caminho das letras a mais 20 mil maranhenses. Durante seu discurso, o parlamentar lembrou o desprezo dos governos anteriores a respeito do tema.
“Subo a esta tribuna para contestar veementemente a fala da nobre deputada que me antecedeu quando ela fez críticas a um dos programas mais importantes da história do Maranhão, que é o Programa ‘Sim, Eu Posso’. Falou em revolta, falou em escândalo, denegriu a imagem do gestor maior deste estado, mas é porque o seu grupo que dominou este Estado por longas décadas não entende que a leitura é a melhor forma não só de ampliar conhecimentos ou de ter entretenimento, mas, sobretudo, de fomentar um pensamento crítico para o povo do estado do Maranhão, que só lendo aprimora a sua autonomia e a sua capacidade de pensar com a sua própria cabeça e de repetir ou repelir manifestações e manipulações de grupos que antes controlavam os aparelhos de circulação de idéias”, disse Levi Pontes.
O deputado do PC do B lamentou a falta de programas de alfabetização no passado e fez menção ao Tele-Ensino do governo Roseana como exemplo de descaso, ineficácia e péssimo uso de recursos públicos. “É esse o pensamento de quem não quer que o povo tenha um pensamento crítico, que o povo não aprenda a ler, porque eles não sabem a dimensão social, a grandeza que é um adulto poder enxergar pela leitura, poder escrever e ler um texto, interpretar um texto para não ser o que chamamos de ‘massa de manobra’. Por isso a oligarquia que a deputada defende, que dominou este Estado e que não investia em educação, querendo às vezes até acabar com a educação presencial, transformando em um instrumento de televisão”, ressaltou o parlamentar.
Ao encerrar seu pronunciamento Levi Pontes destacou os avanços do Governo Flávio Dino na educação com a melhora do IDEB e a alfabetização de 70 mil pessoas, não só no “Sim, Eu Posso”, mas também em outros programas tocados pelo estado.

“Já é do conhecimento de todos, o programa revolucionário no Estado do Maranhão, que faz inveja a diversos estados da Nação, melhorando a cada dia o IDEB, reformando e ampliando e reconstruindo escolas por meio do Projeto Escola Digna, colocando alunos das escolas públicas em outros países, em gincanas culturais; matemáticas, robóticas para aprimorar, criando o Programa da Bolsa Educação, criando o Programa de mais Universidades e mais faculdades para o Estado do Maranhão. Por isso é que há esta revolta contra o Programa ‘Sim Eu Posso’, porque não é programa eleitoreiro, porque ele existe e já formou adultos que hoje enxergam o mundo e enxergam os males causados pelo atraso do Maranhão durante décadas”, finalizou o deputado Levi Pontes.

Nenhum comentário: