quarta-feira, 21 de março de 2018

“Vou melhorar a renda da minha família”, diz marisqueira beneficiada pelo Governo com equipamentos

Representantes de oito agropolos, associações de produtores,
sindicato de marisqueiras e prefeituras receberam kits

Representantes de oito agropolos, associações de produtores, sindicato de marisqueiras e prefeituras receberam nesta terça-feira (20) equipamentos para o fortalecimento da agricultura nos municípios contemplados pelos programas Agropolos e Mais Produção.

A entrega dos equipamentos foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e contemplou agricultores, pescadores e marisqueiros de todas as regiões do estado.

“O Maranhão teve o maior desenvolvimento econômico do país e isso se deve, em larga medida, à agricultura, pecuária e extrativismo, que foram as atividades que mais contribuíram para a economia do estado”, destaca o governador Flávio Dino.

“Essa entrega de hoje se insere no esforço do Governo do Estado em garantir que, mediante o acesso à tecnologia e equipamentos, o Maranhão possa produzir ainda mais”, afirma o governador.

Entre os equipamentos recebidos, unidades produtivas de sururu e ostras, patrulhas agrícolas, tanques de leite, plantadeiras de mandioca, ordenhadeiras mecanizadas, fabriqueta de gelo e kit de feira, mel e irrigação.

Kátia Rodrigues da Silva tira da profissão de marisqueira o sustento dos três filhos e conta o que muda com o recebimento de um barco motorizado.

“Com esse barco, vou melhorar ainda mais a renda da minha filha. Sem este equipamento que estamos recebendo, era preciso pedir canoas emprestadas dos vizinhos e muitas vezes tínhamos com passar por humilhação, mas graças a Deus e ao governador Flávio Dino não será mais assim. Tenho certeza que meu rendimento vai dobrar”, conta a marisqueira da cidade de Raposa.
Kátia Rodrigues da Silva é Marisqueira e recebeu barco motorizado


A coordenadora do Agropolo da Ilha, Rosany Aranha conta que 200 agricultores serão beneficiados com os equipamentos recebidos nesta terça.

“A vocação dos quatro municípios que fazem parte do Agropolo da Ilha é a hortifruti. Então a Sagrima, o Governo do Estado, vem ofertando desde a assessoria técnica até a doação de equipamentos, como hoje, aos 200 produtores recebendo o incentivo para melhorar e elevar a qualidade de suas produções”, conta a coordenadora do Agropolo que recebeu Kits feira e de irrigação.

Indo para outra região e chegando ao Agropolo do Rio Grajaú, os Kits de irrigação, Kits feira e equipamentos para ampliação do projeto de tanque e rede chegaram em boa hora.

“Nós estamos levando equipamentos que vão melhorar e dar mais condições de vida e sustento para os criadores da região”, afirma o coordenador do Agropolo Rio Grajaú, Sérgio Oliveira.

Agropolos

Desde 2015, o Programa Agropolos vem revolucionando a produção maranhense, incentivando pequenos produtores, difundindo tecnologia, valorizando produtos maranhenses e diminuindo a importação de diversos itens.

“Todos os equipamentos entregues, aliados à assistência técnica e gerencial que já vem sendo feita, formam um conjunto de ações concretas que vem fazendo a diferença na produção agropecuária do estado, sobretudo nas cadeias produtivas definidas como prioritárias pelo Governo do Estado, de acordo com a vocação das regiões”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser.

Nenhum comentário: