sexta-feira, 26 de março de 2021

Chapadinha: Agentes Comunitários de Saúde Denunciam Falta de EPI´S e Ameaçam Paralisar Atividades em Plena Pandemia


 

Em documento enviado à prefeitura municipal, ao conselho municipal de saúde e à promotoria de justiça, os Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha denunciam falta de equipamentos básicos de segurança para o combate à pandemia, solicitam afastamento do grupo de risco e ameaçam paralisar atividades. (documento a cima)

“A Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Chapadinha (ACS-MA), vem através deste solicitar o afastamento preventivo de todos os servidores ACS constante no quadro de risco, devido a pandemia do coronavírus, por estarem em risco de contrair a doença”, diz a carta dos Agentes Comunitários.

Ainda de acordo com o comunicado dos ACS´s, o último recebimento de material aconteceu em novembro de 2020. “Frente a isso, ainda durante o ano de 2020, houve distribuição de EPI´S (equipamento de proteção individual), sendo que a última distribuição aconteceu em novembro do próximo, sendo que até a presente data 23/03/2021, nenhum equipamento fora oferecido para os Agentes Comunitários de Saúde, estando os mesmos à mercê de sua própria sorte, frente a saúde pública do município”, prossegue a nota.

Na mesma nota a entidade destaca que a prefeitura segue recebendo verbas e que a falta de equipamentos dos profissionais pode aumentar o risco para a população. “Sabendo pois, que o momento é de dificuldade, porém, o mesmo ente público (prefeitura de Chapadinha) tem recebido diversos recursos para o enfrentamento da pandemia, porém, sem investimento em quem mais necessita que são os profissionais que fazem a primeira averiguação dos possíveis cidadãos em risco, ou que podem verificar quem possa estar com os sintomas da covid”, pontuam os ACS´s.

“Em razão disto, vem requerer as autoridades enumeradas no ofício, providências práticas, para afastar os do grupo de risco, bem como determinar a data para distribuição dos EPI`S, buscando assim evitar uma paralização da categoria por falta de condições de trabalho”, finaliza o ofício dos Agentes Comunitários de Saúde, trazendo a público mais um fato que pode explicar as dificuldades da saúde pública de Chapadinha no enfrentamento do atual estágio da pandemia.

Nenhum comentário: