sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JN em Vargem Grande, A Miséria Está no Ar



O JN no Ar acaba de mostrar a dura realidade de Vargem Grande. Miséria extrema além de seus vizinhos que também são pobres. Imagens de fome, seres humanos sedentos, escolas casebres. Cenas que trazem um misto de revolta e pena. 


As respostas das autoridades não foram além de confissão de culpa: o prefeito justificou que depende exclusivamente de repasses federais e estaduais, como se isso não fosse grande sinal de incompetência das elites locais; o governo do estado – por meio de nota – declarou que o infortúnio acontece porque as famílias têm muitos filhos e moram no interior, quando tal desculpa só aponta para o fracasso de políticas públicas – como planejamento familiar e estratégias contra a exclusão no meio rural – que por décadas esperam ação de um grupo que domina a inércia oficial e impede a renovação quase meio século.


Além de inquietar nosso sono tranquilo esta noite, O JN no Ar deve fazer-nos acordar na busca de saídas para o drama - que pode ser mais grave por lá, em Vargem Grande – mas aflige levas de irmãos maranhenses em outros locais.  

5 comentários:

eduardo-ferras disse...

Caro alexandre, nosso país não tem mais jeito, quem pode fazer alguma coisa não faz, nossas juizes e promotores não estão nem ligando pra isso, é como fala o chico " O pobre que se exploda" e o que a rede globo mostrou tambem se ver em Chapadinha, infelizmente.....

iraneide disse...

Foi um dos motivos que eles acharam para ainda mais excluir o maranhao,como se existisse so o que els mostraram o que eles queriam mesmo era chocar nacionalmente onde "pobres miseraveis"como nos vivemos,mas ele nao mostram o que o maranhao tem..e claro que para eles foi a cidade mais pobre e com isso veio a generalização do maranhão.

Alexandre Pinheiro disse...

Eduardo, apesar de tudo é precis o crer na possibilidade de mudança. Outros estados melhoraram com renovação política por que não nosso Maranhão?

Iraneide, não vejo a matéria como direcionada a denegrir o Maranhão. Nosso estado é belo e tem um povo bom. A melhor forma de melhorá-lo é encarando nossa realidade de frente.

Ivanildo Lima disse...

Melhorar o Maranhão?! Como?! Se eles (leia-se família Sarney) sempre dão um jeito de tirar do poder quem é de oposição?! Não nos faça rir, meu caro.
Você era melhor quando era oposição, Alexandre.
Ainda achei foi milagre a Mirante "colaborar" com a Globo, para mostrar como vive o "United State of Sarney". Francamente, é de ficar besta!

Alexandre Pinheiro disse...

Caro Ivanildo,
Quando eu falo em mudar o Maranhão digo na perspectiva de encerrar o ciclo de mando dos Sarneys como início de tudo. Meu blog não é sistemático nem costuma ser ofensivo. Mas votei em Flávio Dino e deixei isso bem claro aqui. Se falas com relação à política municipal tudo bem, sou situação porque apesar de tudo, existe aqui uma possibilidade muito concreta de haver mudança pra pior.