Na última terça-feira, dia 14, o Ministério da
Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Ideb – Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica de 2011. As escolas públicas tiveram
resultado um pouco melhor da última avaliação.
O Ideb alia resultados de aprendizagem a taxa de evasão e repetência a partir
das notas da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica. O
Nordeste é responsável pela alta.
CHAPADINHA
Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação nos
dois níveis de ensino - primeira e segunda etapas do ensino fundamental.
As metas de progressão estabelecidas foram superadas por algumas escolas. O município, no geral, alcançou a meta prevista
de 3.7.
Meta por Escola
(Municipal)
4ª Série/5º Ano
Ordem - Escola -
Índice Alcançado - Meta para 2011
1º - U.I. Manoel
José de Santana = 4.3 - 4.2
2º - U.E. Dom Pedro
I = 3.8 - 3.6
8ª Série/9º Ano
Ordem - Escola -
Índice Alcançado - Meta para 2011
1º - U.I. Alexandre
Costa = 3.6 - 3.2
2º - U.I. Fco.
Firmino Vieira (Pov. Mangabeira) = 3.1 - 2.8
3º - U.I. Manoel
José de Santana = 3.7 - 3.5
4º - U.I. João Gomes
= 3.2 - 3.1
Escolas da Rede
Estadual
A escola U.I.
Oliveira Roma foi a única que superou a meta que era de 3.9 - alcançando 4.0.
As escolas C.E. Dr.
Paulo Ramos, C.E. Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante) e U.I. Francisco
Isaías do Nascimento (Caic) ficaram com índices abaixo do esperado. Confira
abaixo:
- Caic =
alcançou 3.6 enquanto que o esperado seria 4.3;
- Bandeirante =
alcançou 3.6 enquanto que o esperado seria 4.0;
- Paulo
Ramos = alcançou 3.8 enquanto que o esperado seria 3.9;
BURITI BRAVO -
Primeiro Lugar no Estado do MA.
O município de
Buriti Bravo, na região do médio sertão maranhense, está comemorando o
excelente desempenho que conseguiu, obtendo o primeiro lugar no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da
Educação (MEC), na última terça-feira (14). O município superou a meta que era
de 2.9 - alcançando 5.2.
Entenda as metas de
qualidade
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza
dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e
média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O
indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no
Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova
Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde
foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas
pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica
é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o
Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos
numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005
na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano
do bicentenário da Independência.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em
2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois
conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e
médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos
resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados
sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade
educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a
Prova Brasil – para os municípios.
do Blog do Souza Neto
do Blog do Souza Neto
Um comentário:
Nobre colega, por gentileza coloque os créditos (Sousa Neto - blog ChapadinhaSite.com) na matéria sobre Ideb. Grato!
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