sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Forte “Pero no Mucho”



O blog do Jonnay Alves publicou um texto de Ednewton Viana endereçado a mim, que recebi dias atrás e não havia respondido para não confrontar desnecessariamente argumentos de alguém como o Ednewton: tão querido e afável quanto ausente e desconhecedor da história de Chapadinha. Como seus companheiros resolveram publicar o e-mail, me proponho a debater os termos com os negritos após cada trecho.

"Saiba que o que eu mais queria era ter você ao lado de Belezinha 10, a nossa futura prefeita. És um profissional competente, é de família notória e de tradição na cidade, fato que me honra muito, é de conduta ilibada, tem princípios, veste a camisa do time pelo qual joga, faz belíssimos gols e é de uma fidelidade inconteste. São predicados que o credenciam para jogar em qualquer time. Espero um dia, quem sabe, lhe contratar para jogar no meu time. Repito: São excelentes predicados, e todos nós lhe respeitamos muito por isso."

Não sei se faço jus a tais elogios. Vejo as palavras do Ednewton, em contraponto aos termos usualmente utilizados contra mim pelo dono do blog (Jonnay Alves), como sinal da força dos meus argumentos e a necessidade de atenuar o fardo das desastrosas administrações de Isaías com relação ao projeto eleitoral do grupo deles.

"Sei as razões que o impedem, mas em política, meu caro, tudo muda, tudo passa e tudo se transforma em busca de uma aliança com quem tem votos. E o Sr. ISAÍAS FORTES, indiscutivelmente, tem esse predicado: é campeão de votos, tem carisma, é reverenciado e respeitado pelo povo. Não é desprezível o seu apoio e qualquer candidato gostaria de tê-lo."

Quem garante saber das razões das causas alheias geralmente ignora as próprias. Reiterando que jamais neguei ou menosprezei a força eleitoral e liderança de Isaías e – sem forçar comparação exata – vejo os mesmos predicados elencados acima cair como luva para grandes facínoras da história como Hitler, por exemplo.  

"Veja o exemplo mais recente: o meu presidente LULA e o PT, Partido dos Trabalhadores, o seu partido, procuraram o deputado Paulo Maluf em busca de apoio ao FERNANDO HADDAD, candidato a prefeito de São Paulo. Foi duramente criticado por seus opositores, mas o MALUF é campeão de votos na cidade de São Paulo, volto a repetir, é campeão de votos! É imbatível! Se vai transferir os seus votos, não sei. Mas tem voto!"

Embora tenha divergido do apoio, achando similares as biografias do paulista com o chapadinhense, lembro, contudo, que Maluf não indicou a vice, não é sobrinho do candidato e não encostou a mão no ombro de Haddad prometendo abolir multas de trânsito. Eis algumas diferenças!

"É utopia imaginar que o ex-prefeito ISAÍAS FORTES não terá a sua participação na nova administração de Chapadinha, digo, terá sim e será muito bem aceito pelo povo que o apoia e elegerá BELEZINHA 10."

O problema aqui é o grau de participação. Se for igual ao da campanha, Chapadinha que se prepare pra ter salários em atraso e a volta da violência física contra opositores, entre outras coisas.

"Não é difícil governar, é só definir as prioridades ouvindo primeiramente o povo! Acredito que a candidata BELEZINHA 10 TEM TUDO PARA FAZER UMA BOA ADMINISTRAÇÃO. Vem de uma infância muito humilde, não foi fácil a sua luta, o que não é diferente daquelas pessoas simples, honradas, que esperam por oportunidades e dias melhores para as suas vidas e para a nossa cidade. O destino, através do seu trabalho com respeito ao próximo, com seriedade naquilo que faz com determinação, lhe conduziu para a iniciativa privada. É vencedora nos seus empreendimentos, tem honradez, é batalhadora incansável, próspera e, para a política de hoje, tem inegavelmente a FICHA LIMPA, o que lhe credencia junto ao nosso povo. Temos sim que ajudá-la a fazer um governo participativo e progressista."

Francamente, não considero governar tão fácil assim. E não acho que Belezinha seja um demônio em pessoa (nem Isaías o é). Mas tá longe dessa santidade. Há questionamentos contra sua conduta nunca enfrentados por ela: uso de laranjas em suas firmas e ter sido beneficiária de esquema de aforamento ilegal de terrenos na época do ex-prefeito Isaías, conforme denúncia da promotoria; só pra citar dois exemplos. 

"É claro que ela não tem experiência política, e precisa? É só se cercar de pessoas capacitadas, inteligentes e competentes, assim como você. A nossa cidade e o seu grupo tem pessoas preparadas. Vou exemplificar: o ex-jogador de futebol Romário, qual a experiência política que ele tinha? Porém, vem dando show no exercício do seu mandato, é um dos 513 deputados mais atuantes dessa Legislatura aqui no Congresso, somos testemunhas."

Não considero a falta de experiência prenúncio de fiasco administrativo. O defeito de Belezinha não é desconhecer a diferença entre empenho e nota promissória, é ter aprendido rápido demais a fazer negócios políticos a imagem e semelhança de seu criador.

"Quando estive aí em Chapadinha, indicado pelo Deputado Waldir Maranhão para exercer a presidência do Partido Progressista (PP) na cidade, e participando do "CHAPADINHAMENTE NÓS" em julho do ano passado, fato que você documentou, a primeira coisa que fiz foi procurar a Sra. DUCILENE BELEZINHA, uma próspera empresária local querida por todos e virtualmente candidata à prefeitura da cidade. Coloquei o meu Partido, o PP, à sua disposição e, com a autorização da Presidência Regional, tentei negociar a sua filiação e lançá-la candidata à Prefeitura de Chapadinha. Mas, por sua fidelidade ao PRB e ao meu amigo Deputado Cleber Verde, que já vinha fazendo negociações com ela, esta declinou do convite. Me agradeceu e nos tornamos amigos, e a partir desse momento passei a admirá-la e tornar-me seu seguidor."

Nada a declarar. Seguidor é a palavra exata pra quem é partidário do grupo de Isaías.

"Agora, pasme! Nos contatos e conversas que tive com populares na cidade, procurando saber do potencial político de cada um, a resposta era sempre a mesma: "Se Belezinha vier com apoio de Isaías Fortes, ela ganha as eleições, sozinha não! Isaías tem 50% dos votos que ela precisa para ganhar"."

É de pasmar mesmo! Belezinha não tem potencial diferente do tio Isaías, que eleitoralmente tem uma coisa mais forte que ele: sua rejeição! 

Nenhum comentário: