O apagado ministro do Turismo, Gastão Vieira andou no final de semana criticando o modelo de educação da oposição.
Gastão, que foi secretário de Educação dos governos Roseana Sarney, ao lado de Luis Fernando, esquece que seu grupo político saiu do governo em 2002 e deixou 157 municípios sem ensino médio.
Isso mesmo. Esse é o “exemplo” de gestão educacional implantado por Gastão Vieira e Luis Fernando enquanto secretários de Educação do Maranhão.
O que de concreto ocorreu somente no governo posterior, de José Reinaldo. Foi no governo dele que foi levado ensino médio para todos os municípios do Maranhão, algo que a oligarquia Sarney em quarenta anos de domínio não conseguiu tirar do papel.
Em contrapartida, a oposição tem o que mostrar no quesito educação pública.
O ex-prefeito de oposição, Deoclides Macedo, um dos melhores do Maranhão, implantou duas escolas em tempo integral em Porto Franco, no período de 2008 a 2012.
Porto Franco, no sul do Maranhão, administrado pela oposição em dois mandatos, é um dos municípios que mais se desenvolveu, tendo crescido acima da média brasileira e maranhense na última década, conforme dados do IDHM, sobretudo pela educação.
Já o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, também da oposição, comparado com a administração de Luís Fernando, conseguiu ser melhor sobre o referencial sarneisista de excelência administrativa.
Gonçalo e Fernando foram eleitos prefeitos no mesmo período, no ano de 2004. Os dados catalogados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil em 2013, divulgado recentemente, informa que na educação, no ano de 2010, 97,7% das crianças entre 5 e 6 anos de Santa Rita estavam matriculados em escola, no mesmo quesito a prefeitura de São José de Ribamar tinha 93,9%.
Enquanto que Hilton Gonçalo conseguiu diminuir o analfabetismo da população de 18 anos ou mais, em 28,80%, Luís Fernando só alcançou a redução de 14,07% no mesmo quesito e período.
São dados oficiais que atestam o bom desempenho dos oposicionistas.
Para Gastão, era melhor ter ficado com o gogó calado. Continuar falando sandices, pode ser desafiado a explicar a velha história da construção de apenas três escolas de ensino médio.
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