quinta-feira, 6 de maio de 2021

64 Milhões: Comissão Cobra Informações, Adia Parecer e Quer Presença de Prefeitura e Banco para Explicar Empréstimo


 

O blog teve acesso a ata da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara que começou a apreciar, nesta quarta-feira, 05 de maio, o projeto de lei que a prefeita Belezinha pretende autorização para contrair empréstimo de 64 milhões junto ao BNDES.

Com a participação da vereadora presidente Isalena Aguiar / PC do B, Nildinha Teles / Republicanos e Júnior Carneiro / PV, a reunião deliberou que só pretende emitir parecer depois de informações que ainda não foram prestadas pelo executivo.

“A presidente da comissão, vereadora Isalena Aguiar informou que encaminhou ofício à Prefeitura Municipal de Chapadinha, solicitando maiores informações acerca do Projeto de Lei Supra, no que concerne a carência, prazo de pagamento, juros, contrapartida do município, capacidade de endividamento, dentre outros. Diante disso, decidiu-se por unanimidade em aguardar as informações solicitadas, para assim, posteriormente, proceder-se a emissão do parecer opinativo desta comissão”, diz a ata.

Ainda durante a reunião o vereador Júnior Carneiro chamou atenção para o artigo 49 da Lei Orgânica de Chapadinha que, de acordo com ele, tornaria ilegal o regime de urgência para apreciação de aumento de despesas por parte do executivo. Segundo o parlamentar, o artigo 49 da Lei Orgânica exige um prazo de 30 dias para apreciar o projeto.

No final da reunião a comissão decidiu por solicitar a presença de representante da prefeitura e do BNDES para prestar esclarecimento sobre o pedido de empréstimo. “Por fim, consensualmente, esta comissão solicita ao executivo que o representante da Administração Pública ou o gerente do Banco BNDES compareça em sessão plenária desta Câmara para melhor justificar o Projeto de Lei 008/2021”, finalizou o resumo da sessão da comissão.

A falta de parecer da comissão até que receba as informações solicitadas pela presidente Isalena, o debate sobre o artigo 49 levantado por Júnior Carneiro e a solicitação da presença de representante da prefeitura e do BNDES em sessão, indicam claramente que a câmara não vai aprovar o pedido de 64 milhões sem análise criteriosa e no ritmo relâmpago que a prefeita Belezinha gostaria de impor.

Nenhum comentário: