sexta-feira, 21 de maio de 2021

Grupo Belezinha Tenta na Justiça Tirar Higor das Disputas de 2022 e 2024

Belezinha e Hipólito Cruz

 

Tendo o secretário adjunto de Igualdade Racial Hipólito Silva Cruz (foto) como autor de processo contra a prestação de contas eleitorais do então candidato Higor Almeida, o grupo Belezinha tenta tirar o adversário antecipadamente das disputas de 2022 e 2024.

O secretário de Belezinha usa imagens de campanha para sugerir que Higor teria efetuado despesas não constantes de sua prestação de contas e chega fazer a acusações no âmbito criminal.  

Trecho da impugnação de contas


Ainda no curso do processo, o partidário da prefeita Belezinha insinua que Higor teria abusado do poder econômico para desbancar Magno Bacelar. “Basta dizer que é absolutamente sintomático que um candidato sem nenhuma expressão político-eleitoral até o dia do registro da candidatura desbanque um candidato já conhecido e que era o prefeito da cidade. Aí mais uma evidência da gravidade das condutas do candidato, porquanto o que restou demonstrado são condutas ilegais que abalam a normalidade e legitimidade das eleições e provocaram desequilíbrio na disputa”, diz o texto da contestação de contas.

Foto anexada como prova de abuso


Em sua manifestação, o Ministério Público Eleitoral avalia que a contestação das contas eleitorais de Higor teria sido impetrada fora do prazo e o processo foi devolvido para a 42ª Zona Eleitoral sem parecer da promotoria, indicando que teria pouquíssimas chances de prosperar. “Ressalta-se, ainda, que o reclamante possuía legitimidade para apresentar impugnação, mas deixou de manejar o pedido dentro do prazo legal”, aprecia a promotoria. “Considerando que em relação aos demais argumentos do reclamante (conduta vedada, abuso do poder econômico, etc) não é mais possível discutir, pelo decurso do tempo e a absoluta impossibilidade jurídica de manejar os instrumentos e alcançar os resultados”, prossegue a promotora Ilma de Paiva.  

O blog entrou em contato com secretário Hipólito Cruz e perguntou se a motivação para questionar as contas de Higor eram pessoais suas ou de seu grupo político, ele respondeu que qualquer dúvida deveria ser remetida ao advogado da questão. Perguntado também sobre quem estaria pagando os honorário do advogado, o secretário disse que se manifestaria depois de falar com o advogado Marcos Lobo. “Dr. Marcos Lobo é o advogado do caso, pode procurá-lo para obter todas as informações que desejar. Eu só me pronunciarei após falar com o mesmo”, disse Hipólito.

Procurado pelo blog, Higor Almeida declarou não ter sido sequer citado sobre o processo, mas disse estar preparado para defender sua campanha. “Toda a cidade viu que minha campanha foi humilde e feita espontaneamente pelo povo. Parece piada que o grupo político que teve gente indo parar na delegacia com dinheiro vivo e aparece constantemente em áudios comprando votos me acusar de abuso”, disse o ex-candidato. “Considero essa tentativa de me tirar de futuras disputas um grande sinal de desespero do grupo que tá no poder em Chapadinha”, finalizou Higor Almeida.


Nenhum comentário: