quarta-feira, 26 de maio de 2021

Lockdown em Chapadinha é Questão de Tempo e Quanto Antes Melhor


 

Por: Eduardo Braga - Jornalista 

A análise dos novos casos confirmados em cada semana do ano [gráfico 1] aponta aceleração do surto de Covid em Chapadinha. Na primeira semana de maio, a 17ª do ano, houve 166 novos casos, na semana seguinte já foram 266 novos casos. A semana passada aumentou menos porque houve menos exames sendo realizados no município, ainda assim foram 223.

Consequência disso, é que município está trocando ativos por suspeitos. Como dia 11 de maio foram registrados 96 novos casos, 94 dessas pessoas deixaram a condição de ativos no dia 24 [gráfico 2]. Isso faz com que o número oficial tenha diminuído de 235 na sexta-feira para “só” 157 na segunda. Acontece que no final de semana só 25 testes foram feitos (20 dos quais foram positivos) e o número de suspeitos explodiu de 89 para 229. [gráfico 3]

Enquanto isso, a UPA e o Hospital Regional estão com os leitos todos lotados, o hospital ambulatorial Benu Mendes foi fechado devido suspeita de contaminações no local, as notícias de mortes se avolumam, os postos de saúde só tem testes que precisam de 8 dias de sintomas para darem resultados confiáveis.


Nada disso é surpresa. Estou alertando para os sinais de crescimento há mais de um mês. Agora a decretação de medidas rígidas de isolamento social (o popular "lockdown") é questão de tempo e quanto antes melhor. O tempo de encubação do vírus faz com que as medidas demorem até duas semanas para serem sentidas na prática.










Nenhum comentário: