sexta-feira, 28 de maio de 2021

Câmara na Covid: Ou Volta à Dignidade ou Mantem-se Dentro da Sacola da Humilhação


 

Enquanto as atenções estão todas voltadas para o executivo por conta da pandemia, a Câmara Municipal tem sido omissa em seu papel de debater os temas chegando ao ponto de suspender até sessões pela internet atribuindo a decisão ao vírus.

No dia 25 de maio a mesa diretora suspendeu até as atividades remotas, mas no mesmo dia o presidente Tote e outros 9 vereadores estavam juntinhos lado-a-lado no gabinete da prefeita em reunião de um suposto comitê de enfrentamento à covid. Detalhe importante é que dos 5 vereadores da oposição nenhum foi convidado a participar.

Segundo a ótica do comando da câmara, as sessões que poderiam debater, propor medidas e questionar a condução do executivo no enfrentamento à covid poderiam infectar alguém ainda que realizadas via internet e cada um na sua casa.

Já quanto ao chamado da prefeita, o presidente Tote não mediu esforços se arriscou pelo bem do município e ainda demonstrou humanidade em dispensar a oposição de tal sacrifício, não é mesmo? (as vezes eu sinto falta de um sinal de pontuação específico para ironia).

Sarcasmo a parte, a exemplo de Tote e Alberto Carlos, os vereadores que mais falavam de altivez e independência do parlamento acabaram de rebaixar como nunca antes aquele poder. Sabemos que a chegada ao governo muda comportamentos e práticas, mas hão de ter ainda um fio de consciência para saber que não se pode servir a dois senhores: ou voltam a trilhar o caminho de um mandato digno ou mantêm-se dentro da sacola da humilhação diária. Os dois não dá!


Nenhum comentário: