domingo, 23 de maio de 2021

Covid em Chapadinha: Culpar o Povo Desobriga Autoridades e Não Resolve Nada!


 

O quadro da pandemia em nosso município é muito claro: aumento exponencial de ativos, escalada de mortes, rede de saúde enfraquecida e deficiente da UPA às UBSs, falta de regras de distanciamento mais rígidas, fiscalização zero e vacinação muito aquém do mínimo esperado.

Diante disso cresce o discurso fácil de que o ente largo chamado povo seja o grande culpado por tudo. De fato quando se ver festas e aglomerações acontecendo mesmo diante da gravidade da situação, a tendência é transferir toda a nossa indignação a alguém, e se este alguém for indeterminado como povo e população – tirante as vítimas e as famílias – fica fácil pra todo mundo.

Esse lance de culpar “ozotro” relaxa a responsabilidade individual e passa o pano em erros de governos que têm muito relação com a tragédia. Por isso é necessário manter foco em medidas corretas que precisam começar pelas autoridade para depois submeter a população.

Vamos às propostas para nossa realidade municipal: mais médicos na UPA e UBS’s, mais testes, remédios e equipamentos para profissionais; distanciamento social mais abrangente que o decreto editado neste domingo e fiscalização continua e mais rigorosa do que esta que só começou a acontecer na noite de sábado.

No mais, é buscar a união em apoio às medidas necessárias, sem deixar de cobrar e opinar. E sobre a culpa?  Não é o momento. Mas o julgamento virá e será implacável se nada for mudado ou duro tanto quanto fracas e tardias foram as ações e decisões.

 

Nenhum comentário: