sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quando Procurar Um Psicólogo?



Por: Anaximandro Cavalcanti – Psicólogo

A decisão de procurar por um psicólogo não é fácil, e normalmente é feito por pessoas que perderam um ente querido ou um emprego, que estão com dificuldades de relacionamento ou com problemas conjugais, sofrendo de ansiedade, com depressão, impotência sexual, estresse, fobias, síndrome do pânico...

A terapia nesses casos é bem indicada, ela cria um momento privilegiado de diálogos construtivos, reflexões e se utiliza de técnicas específicas capazes de transformar padrões estereotipados de comportamento favorecendo o crescimento pessoal, e desenvolvendo a personalidade, solucionando conflitos e ajudando na orientação e condução da vida; mas para se iniciar o tratamento, é necessário primeiro tirar a pessoa da crise para só então iniciar um trabalho profundo de transformação, auto-conhecimento e fortalecimento psicológico, onde ela irá compreender o que causou sua crise.

O objetivo do tratamento com psicólogo, portanto não se resume apenas na eliminação e redução dos sintomas que, inicialmente motiva a maioria das pessoas a procurar o psicólogo, mas também fazer com que a pessoa se conheça melhor se valorize e se aceite enquanto indivíduo. Promovendo condições necessárias para que ele próprio consiga resolver seus problemas. Desta forma, a psicoterapia ajuda as pessoas a chegarem mais próximo do que melhor elas podem ser e sentir.

Muitas pessoas acreditam ser possível resolver seus problemas sozinho. Isto é possível, em casos em que a pessoa consegue encontrar as respostas de que precisa para lidar ou resolver questões que causa suas angustias, e conseguem força para seguir esse desafio sozinhos, e sem grandes desequilíbrios. Nos casos restantes, onde podem haver aspectos inconscientes arraigados oriundos de traumas e aprendizagens errôneas. A insistência pode ser comparada a tentativa de sair de uma sala escura atirando-se contra as paredes com cada vez mais força. Neste caso mais vale acender a luz, localizar a porta, e sair através dela. Esta é uma das funções do psicólogo.

Nenhum comentário: