segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Câmara Promove Debate Sobre Políticas Públicas para Portadores de Deficiência


Foi realizada neste sábado, 10 de setembro, a primeira audiência pública de Chapadinha para discutir a implementação de políticas públicas para os portadores de deficiência, com o objetivo de promover amplo debate sobre a política municipal voltada para  a pessoa com deficiência.

O evento, de iniciativa da mesa diretora da Câmara Municipal de Chapadinha, indicado pela vereadora Márcia Gomes, presidente da casa, aconteceu durante toda a manhã, no prédio da Câmara.

Além de pessoas portadoras de deficiência, estiveram presentes representantes da Apae de Chapadinha e da Federação das Apaes do estado e de entidades ligadas aos direitos do portador de deficiência, entre outras instituições.

A abertura da solenidade foi feita por um coral de alunos da Apae de Chapadinha, que cantaram o Hino do Município. A aluna Joseane Nunes, de 26 anos, emocionou a todos ao fazer um pdido às autoridades, pela volta da Apae Saúde, fechada no ano passado. Este, aliás, foi um dos assuntos mais discutidos durante o evento.

A galeria da Câmara ficou lotada durante toda a audiência. Quatro convidados ministraram palestras sobre o tema “Implementação de Políticas Púbicas na Defesa e Proteção da Pessoas com Deficiência”: Dr. Fernando Ramos, neuropediatra e ex reitor da UFMA, Dra. Murta, fonoaudióloga, Gerônimo Ferreira, presidente da Federação das Apaes-MA e o advogado José Rosean, representando a OAB-Chapadinha.

Ao final de cada palestra, os participantes inscritos apresentavam propostas orais para a implementação das políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência.

Um documento será elaborado e encaminhado às autoridades competentes, e também será divulgado nos meios de comunicação.

Texto e Fotos: William Fernandes

Nenhum comentário: