sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vereadores: Porque 15 é Melhor que 10



Na Sessão de ontem (29) a Câmara Municipal de Chapadinha decidiu, com voto de todos os oito vereadores presentes, retornar o número de cadeiras para 15 como era antes da entrada em vigor da Resolução n.º 21.704/2004 do Tribunal Superior Eleitoral, que estipulou o máximo de 10 vagas no parlamento chapadinhense.


A alteração teve urgência porque o prazo que a lei estipula termina este mês, e se perdido, os vereadores só poderiam reapreciar a matéria na legislatura de 2017 a 2020.

No Brasil inteiro surgiram interpretações equivocadas quanto ao acréscimo das vagas, principalmente a argumentação de aumento de gastos. Contudo a própria lei estabelece, e é taxativa neste sentido, limite orçamentário de 5% da receita municipal para gasto nas câmaras. Com vereadores a mais o efeito imediato é a diminuição dos subsídios dos futuros parlamentares com relação aos atuais.

A foto que ilustra a matéria – parte de uma campanha popular contra a proposta – traz  um argumento impactante, mas pra lá de falacioso contra o aumento do número de representantes municipais. Pelo que se viu acima, em maior número, os vereadores passarão a receber salários menores, pelo menos em seus ganhos oficiais e declarados.

Em tese o maior número de vereadores pode melhorar a representação por segmentos sociais e distribuição geográfica. No concreto, a principal mazela dos parlamentos: a relação promíscua com os demais poderes, ficaria mais delicada, pois é sempre mais difícil o “bolo” com 15 ao invés de 10.      

Nenhum comentário: