quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caso Décio Sá: Divulgado Retrato Falado de Suspeito


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil do Maranhão, divulgou nesta quinta-feira (31), o retrato falado do suposto executor do jornalista e blogueiro Décio Sá.
A SSP informa que o documento foi confeccionado pela Polícia Federal (PF) juntamente com os peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). O retrato já foi encaminhado para todos os centros de inteligência das secretarias de Segurança e das polícias de todo o Brasil.
As investigações sobre o caso devem continuarem sigilo. A Comissãode Delegados já havia solicitado na semana passada a prorrogação do prazo para conclusão de inquérito por mais trinta dias.
Décio Sá foi morto com cinco tiros na noite do dia 23 de abril (segunda-feira), por volta das 23h, em um bar na Avenida Litorânea.
Informações
Informações que levem a prisão dos envolvidos na morte de Décio Sá podem ser repassadas para o Disque Denúncia pelos telefones 3223-5800 (São Luís) e 03003135800 (no interior), que está oferecendo a recompensa de R$ 100 mil pela denúncia que leve a elucidação do crime.(Blog do Caio Hostílio)

Gilmar Mendes: Um Político de Oposição



Por: Elói Pietá – Dirigente Nacional do PT
A polêmica suscitada pelo ministro do Supremo, Gilmar Mendes, a respeito de recente encontro seu com o ex-presidente Lula, merece algumas considerações sobre os juízes e a política.
Os juízes tem muito poder, assim como os governantes e os parlamentares. E tem ideologia. Às vezes são mais elitistas, às vezes mais igualitários. Nos processos e nas sentenças eles expressam mais a técnica jurídica ou mais as suas convicções. Sempre haverá a presença dos dois.
Como tantos fatos demonstram, Gilmar Mendes é um magistrado tecnicamente preparado, mas profundamente político. Escolhido no governo do PSDB, seu lado sempre demonstrou ser de oposição ideológica ao PT. Entre as muitas relações políticas que cultivou na oposição, uma agora lhe é incômoda: Demóstenes Torres. Compartilhavam eventos familiares. Viajavam juntos no exterior.  Juntos protagonizaram o anúncio de um suposto grampo telefônico, nunca comprovado, que levou à demissão de um por eles indesejado diretor da ABIN. Juntos tiveram na revista Veja seu prioritário canal de expressão midiática. Juntos se enganaram quanto aos amigos: Demóstenes diz que achava Cachoeira não mais agir na ilegalidade; Gilmar diz que achava Demóstenes uma pessoa diferente da que agora foi revelada. 
Na versão da polêmica atual a respeito de seu diálogo com Lula, são dois contra um. O ex-presidente e o ex-ministro do Supremo, Nelson Jobim, negam a afirmação de Gilmar Mendes de que Lula sugeriu adiar pra depois das eleições o julgamento do chamado mensalão.
E, se Lula realmente quisesse dizer isso, qual o problema? Gilmar em nada dependeu ou depende de Lula. É ministro vitalício. Tem posições fortes. Lula, como principal liderança do PT, teria todo direito de dizer ao ministro que fazer este julgamento antes das eleições é usar o processo como arma eleitoral.
Expor um ponto de vista jamais tira a liberdade do julgador. É do cotidiano no Judiciário. É da natureza de qualquer instituição de poder receber pressões sociais nesta ou naquela direção. Vide a intensa pressão para o STF fazer este julgamento antes das eleições. A oposição nacional, em todos os seus matizes partidários e midiáticos, quer o julgamento agora. Para influenciar a seu favor o resultado eleitoral. Ao PT, obviamente, interessa o julgamento após outubro.
O problema então estaria em supostas insinuações de Lula de que o ministro poderia ser alvo na CPI de Cachoeira. Fato mais uma vez negado. Dois contra um. O ministro Mendes, conforme ele mesmo diz, relatou de imediato suas impressões da conversa a Agripino Maia, presidente do DEM. Evidencia-se que buscou guarida e conselhos no jogo político, que ele também joga. Tanto que foi compartilhá-la com um dos principais líderes da oposição, e não com seus colegas do Supremo. Quando resolveu, calculadamente, jogá-la a público, um mês depois, pelo canal oposicionista da Veja, certamente buscou tirar algum proveito político contra o PT ou para blindar preventivamente a si mesmo.
O ministro Gilmar Mendes afirmou que as pressões do PT para adiar o julgamento do mensalão seguem uma lógica burra, irresponsável, imbecil. Ao reverso dá para entender que, para ele, as pressões da oposição, em que milita, seguiriam uma lógica inteligente, responsável, esperta.
Na política, Gilmar Mendes tem lado. No Supremo, se inspira neste lado.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Obra “Antieleitoreira”, Diálogos Impertinentes de Emerson Aguiar, Vagner Impõe Silêncio e Outras Notas



Silêncio!
Quando Vagner Pessoa disse – com outras palavras – que a única qualidade que coloca Belezinha como candidata é ter dinheiro, e que “os cabeças” (do grupo Isaías) já estão tomando o dinheiro dela, nenhum dos escribas ligados ao ex-prefeito se prestou em dizer o contrário. Diferente de Isaías que foi defendido da acusação de ameaça com veemência, ninguém correu pra contestar Vagner sobre as "qualidades" da pré-candidata. O ex-deputado parece saber mais do que revelou e os deve ter intimidado.(leia entrevista aqui)

Play Record
O blog teve acesso a áudio (de 1:47:06) de uma gravação entre o vereador Emerson Aguiar e um casal tratado nos diálogos como Andreia e Ressil. Na conversa – supostamente feita por encomenda da pré-candidata Belezinha, por ocasião das publicações do blogueiro César Bello contra ela – o parlamentar faz referências comprometedoras e que terminam atingindo tanto a situação quanto a oposição.

Play Record 2
A primeira versão a chegar ao blog havia apenas 30 minutos de gravação e só atingia um dos grupos. Como a versão integral já começa a circular livremente, aposto que a população vai ouvir tudo só que de forma fatiada, tipo cada grupo “vazando” somente a parte que interessa.  

A Negação que Confirma
Foi grande a reação dos seguidores do ex-prefeito Isaías ao texto: "Isaías – O Santo dos Últimos Dias". Contra o que escrevemos (veja aqui) teve de tudo: ameaça de retaliação, zanga e xingamentos de sempre e até texto bate-bola que fez diversas acusações a Magno e Danúbia, mas em nenhum momento consegue desmentir uma vírgula dos fatos que levantamos sobre o tempo em que o líder deles era o poderoso.

Obra "Antieleitoreira"
No momento em que fechamos a edição destas “curtas” chega a notícia de que a prefeitura conclui o asfaltamento nas ruas do Comércio e Cunha Machado e inicia a recuperação do trecho da Avenida Ataliba. Dizer que são obras eleitoreiras é papel da oposição. De outro lado seria interessante perguntar qual foi mesmo a obra do último ano do governo do líder Isaías... Só lembro dos 9 meses de salários do funcionalismo deixados sem pagar... Quem souber de outra que diga!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Fernanda Lages: Mais Uma Morte Violenta Pode Ter Relação com o Assassinato da Estudante



Ana Kivia, 21 anos, a viúva do fotógrafo Delson Castelo Branco Filho (foto a direita de Fernanda Lages), encontrado morto numa ribanceira da ponte perto da entrada do conjunto Tancredo Neves após 30 dias desaparecido, revelou durante depoimento ter apagado do computador do marido, máquina na qual trabalhava na edição do seu site de baladas, uma série de fotografias por entender que elas não contribuiriam com nada.
Depois de tomar conhecimento dessa revelação e fazendo questão de deixar claro que confia no trabalho realizado pela perícia da Polícia Civil do Piauí, a promotora Clotildes Carvalho, titular da 6ª Vara Criminal, privativa de crimes de trânsito, solicitou à procuradora-geral do Estado, Zélia Saraiva, a contratação de dois especialistas em informática forense e foi atendida.
Os dois especialistas na área terão a missão de resgatar as fotografias e eventuais imagens apagadas pela mulher do fotógrafo sem uma explicação convincente no entendimento da promotora.
Os especialistas devem começar o trabalho esta semana. O material “deletado” pela mulher de Delson, de acordo com profissional ouvido esta manhã por este repórter, pode ser perfeitamente recuperado da memória do aparelho.
Delson Castelo Branco Filho era proprietário do site “Galera Show” especializado na cobertura de baladas em Teresina e nas cidades mais identificadas com eventos do interior. Sabe-se que ele tinha muitas imagens de Fernanda Lages, o que levou a uma série de especulações em Teresina logo depois do seu desaparecimento, na metade do mês de outubro do ano passado.

Delson foi visto pela última vez num bar localizado num posto de gasolina na entrada do conjunto Tancredo Neves. Ele saiu em alta velocidade numa possante motocicleta pela qual já tinha recebido várias propostas de compra.
Investigado no inicio pela então delegada titular do 8º Distrito, o desaparecimento do fotógrafo acabou provocando a nomeação do delegado especial Carlos Cesar, que localizou o corpo do fotógrafo e concluiu que ele fora vítima de um acidente com sua motocicleta.
Na versão da Polícia, Delson, em alta velocidade, teria batido a moto em algum obstáculo sobre a ponte e caído na ribanceira, morrendo da queda. No lugar em que caiu, sob a ponte e de difícil acesso, o corpo do fotógrafo teria passado 30 dias até ser encontrado.
A promotora Clotildes não aceitou essa conclusão e pediu novas investigações e a oitiva de algumas pessoas, como dois empresários que eram amigos dele e um publicitário que o teria ameaçado.
G1 PI 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Asfaltamento Prossegue em Ritmo Acelerado

Do Blog Interligado


Depois de uma paralisação, por conta do atraso no repasse de recursos do governo do Estado a empresa responsável, as obras de colocação de asfalto nas vias públicas do município foram retomadas e seguem em ritmo intenso.

A empresa responsável pela obra tem trabalhado de maneira rápida e eficiente. A Rua do Comércio onde foram retomadas inicialmente as obras já foi quase toda asfaltada. Agora a pouco estive acompanhando a pavimentação da Rua Cunha Machado, outra importante via de nosso município que está sendo beneficiada com a pavimentação.

A via já recebeu a malha asfáltica em boa parte de sua extensão. As equipes de trabalhadores se organizaram para que as obras não sejam interrompidas sequer no horário de almoço.

A previsão é que em poucos dias os trabalhos sejam concluídos nos arredores do centro, permitindo assim o inicio da pavimentação total do centro comercial de Chapadinha.

A medida foi adotada para facilitar o tráfego nos momentos de interdição das vias centrais, como a Avenida Presidente Vargas, José Caetano e Raimundo Oliveira, detentoras de grande circulação de veículos e pessoas diariamente.

A retomada das obras serve para demonstrar o compromisso do governo municipal com a população de Chapadinha, como também para calar os fanáticos da oposição que já vinham insistentemente colocando a paralisação das obras como culpa do governo municipal.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vagner Pessoa Detona Geral: Danúbia, Belezinha, Isamara e Isaías São os Alvos



“Chapadinha continua naquele atraso de sempre”

“Não quero papo com eles”, sobre Isaías e Isamara

“A Danúbia vai pra reeleição com um profundo desgaste e acho que não há mais tempo pra ela se recuperar a não ser que o grupo mude de candidato”.

“Antigamente quem mandava lá era seu Isaías e hoje quem manda é filha de seu Isaías, ou ele faz o que ela (Isamara) quer ou ela bota ele de casa pra fora”.

“(Belezinha) tá como candidata porque tem dinheiro particular. Eu perguntou: e depois? Será que este dinheiro não será tirado dos cofres da prefeitura de volta? Claro que vai! É por isso que Chapadinha não vai pra frente.”

O Sempre polêmico, ex-deputado Vagner Pessoa foi o primeiro pré-candidato a conceder entrevista e a falar exclusivamente ao blog sobre as eleições que se avizinham. Esperando que a disposição de Vagner seja seguida pelos demais concorrentes, o blog entrará em contato com Danúbia e Belezinha para oferecer aos eleitores as primeiras linhas do debate que deve esquentar a partir do mês de junho, quando se realizarão as convenções partidárias. Depois dos apimentados aperitivos acima, vamos à entrevista com Vagner Pessoa.

Alexandre Pinheiro – Vagner Pessoa por que você quer ser prefeito de Chapadinha?

Vagner Pessoa – A nossa ideia é que Chapadinha continua naquele atraso de sempre, o povo reclama muito por falta de uma pessoa que queira trabalhar pela nossa cidade, povo reclama também por conta de atraso de salários como acontecia no passado. Então tá esse espaço vazio e eu quero justamente preencher esse espaço. Chapadinha está com as ruas que você não pode andar. A população hoje clama por uma saúde e uma educação boa que não existe. Então tá faltando um gestor que cuide destas coisas. A juventude de Chapadinha está jogada ai, sem ter um caminho. Então eu vejo, por isso, um espaço grande, entre estes candidatos e eu estou entrando bem no meio deste espaço. Se o povo entender minhas palavras eu tenho certeza que Chapadinha vai melhorar, porque conheço muito bem o trâmite no governo do estado, conheço o trâmite no governo federal e tenho acesso bom á justiça. Eu pra mim não vejo dificuldade de eu fazer as coisas por Chapadinha, sei que terei facilidade e estou pensando é em trabalhar. Eu estou querendo é trabalhar e romper nos 4 próximos anos o atraso de mais de 40 anos que Chapadinha vem sofrendo. Praças inacabadas, é ginásio que não existe, rodoviária precária, é mercado e uma série de coisas que Chapadinha precisa e eu como filho de Chapadinha pretendo realizar.

Alexandre Pinheiro – Você é oriundo do grupo do ex-prefeito Isaías e inclusive tem laços familiares com ele, qual é sua relação com grupo de Isaías hoje?

Vagner Pessoa – Não tenho hoje nenhuma relação com o grupo. Já fui procurado pelo grupo, mas não tenho nem conversa. Semana passada mesmo fui procurado pra eu sentar com a candidata deles lá. Eu não sentei e não vou sentar. Se eu quisesse alguma coisa com eles eu ia ao menos ouvir, mas nem isso eu quero, não quero papo com eles. Sou candidato a prefeito porque eu vejo essa brecha grande no meio. Além do mais a candidata deles é fraca, não tem discurso e nem popularidade.

Alexandre Pinheiro – Muitos atribuem esse seu rompimento com Isaías ao fato de você ter sido preterido como candidato dele a deputado estadual em função da filha Isamara. Foi esse mesmo o motivo do afastamento?

Vagner Pessoa – Eu já fui traído por eles três vezes. Foram três eleições. Na primeira vez eu me elegeria deputado com 8 mil votos, o prefeito de Buriti votaria em mim naquele período mas retirou apoio porque Isaías não me apoiou, ele (prefeito de Buriti) deu 5 mil votos pro candidato dele e aqui eu teria aqui 7 mil votos, já seriam 12 mil e sobrariam votos. Na outra eleição eles diziam que votariam em mim e votaram no João Evangelista e nesta eleição agora fui traído novamente. Por que eu iria acreditar neste grupo? Se lá tem uma pessoa que manda neste grupo. Antigamente quem mandava lá era seu Isaías e hoje quem manda é filha de seu Isaías, ou ele faz o que ela (Isamara) quer ou ela bota ele de casa pra fora. Então ele (Isaías) prefere obedecer a ela (Isamara).

Alexandre Pinheiro – Mantido o atual quadro você deve disputar as eleições com a atual prefeita Danúbia Carneiro e com a empresária Belezinha, qual sua opinião sobre as prováveis concorrentes?

Vagner Pessoa – A Danúbia vai pra reeleição com um profundo desgaste e acho que não há mais tempo pra ela se recuperar a não ser que o grupo mude de candidato. A outra candidata é fraca de nascença: tão votando nela, toda Chapadinha sabe, porque dizem que ela (Belezinha) que tem dinheiro. Ela quem vai bancar os cabeças do grupo, que querem o dinheiro dela e já tão tomando o dinheiro dela. Então lá eles fazem as coisas pelo dinheiro e só. Ela não tem expressão, não serve pra ser prefeita de Chapadinha. Ela não tem estrutura política nunca foi política. E não tenho medo dessas duas mulheres. Repito que vou entrar nessa brecha bem ai. Eu irei partir pra guerra e vou ganhar a eleição.

Alexandre Pinheiro – Você disse na primeira resposta que tem trânsito livre no Palácio dos Leões, como está receptividade de sua candidatura em Chapadinha pelo governo do estado?

Vagner Pessoa – Estive agora com o presidente Sarney, após a operação dele, comuniquei que sou candidato a prefeito de Chapadinha, porque meu assunto lá é com ele. Quando fui apoiar a governadora Roseana o fiz a pedido do presidente Sarney. Então ele já sabe que sou candidato e me orientou a procurar o Ricardo Murad que é a pessoa dele dentro do governo. Já estou em contato com ele (Ricardo) e outros pessoas pra gente montar a estrutura de nossa campanha em Chapadinha. De outro lado vejo gente ai que não tem trânsito nenhum no governo do estado. Tá como candidata porque tem dinheiro particular. Eu perguntou: e depois? Será que este dinheiro não será tirado dos cofres da prefeitura de volta? Claro que vai! É por isso que Chapadinha não vai pra frente. Além de tudo isso, não tem ajuda de um governo, de um empresário e de ninguém. Sou candidato independente, vou fazer uma campanha com pouco dinheiro e explicar essas coisas ao povo. Mas vou pra guerra!

Alexandre Pinheiro – Vagner fique a vontade para falar o que quiser.

Vagner Pessoa – eu queria dizer à população de Chapadinha que as duas candidatas já estão ai, uma já está testada pelo povo que não vai mais votar. E a outra se votarem nela digo bem aqui: se votar vai ser tempo perdido. Ela vai jogar os pés primeiro nos patrões e depois no povo. Essa candidata chama-se Belezinha, mas ela não gosta do povo. Por isso que eu vejo um caminho bem grande pra eu entrar no meio. 

STTR de Chapadinha Comemora 49º Aniversário

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR) completa hoje (25) 49 anos de muita luta a favor dos lavradores de nossa cidade. A história do STTR começou exatamente em 25 de maio de 1963.

A classe trabalhadora rural do Brasil foi a mais sofrida do paíse e do mundo. A escravidão não só aconteceu com os negros. Após a tal libertação dos escravos pela Pricesa Isabel, as propriedades permaneceram nas mãos dos senhores que continuaram escravizando os que moravam em suas propriedades, e nesse contexto, com a miscigenação das raças, pobres lavradores, não importando sua cor, foram submetidos ao trabalho de escravidão. A partir de então continuou o sofrimento dos pequenos agricultores que viviam subjulgados aos seus senhores e patrões. 

Em chapadinha não era diferente. Os proprietários de chapadas e regiões produtiva, possuiam suas casas grandes onde geralmente tinha o comércio, dessa forma eles escravizavam seus moradores , obrigando-os a comprar e vender suas produções tudo no comércio do patrão e assim esses trabalhadores nasciam, morriam de velho, sem conhecer uma cidade, e passavam toda vida fazendo apenas o que o patrão mandava.

Geralmente os proprietários comprava patente para ter mais força para humilhar um pobre. Tinham patente de capitão, coronel, major e outros cargos  militares, e assim viviam os  lavradores debaixo de uma dura e pesada jornada de trabalho com requinte de escravidão. 

Nesse contexto em nossa cidade de Chapadinha, levantou-se um homem muito corajoso, chamado Antonio Almeida Ataide. Ele e mais outros fundaram no dia 25 de maio de 1963 o sindicato dos lavradores em nosso município. Por causa deste sindicato , Antonio Ataide, foi preso torturado ameaçado de morte, porém, continuou firme na luta, não se abateu diante das perseguições.


Após esses primeiros enfrentamentos surgiram outros presidentes da entidade e continuaram lutando pela liberdade do povo. Era muita luta e poucas conquistas, ninguém podia falar em reforma agrária, porque poderia até ser preso. As autoridades eram todos contra os lavradores e o sindicato. Se o gado do patrão devorasse sua roça, ficava por isso mesmo, 

No entando a organização e a união dos lavradores foi crescendo aumentado a força do movimento sindical. Em 1971 o sindicato conquistou através das reivindicações os nossos direitos de aposentadoria. Com isso os lavradores passaram a ser mais valorizados e as autoridades foram criando espaço para o movimento sindical. 

Foram muitas as lutas e conquistas do STTR e de todos os sindicatos rurais em todo país. Durante esses 49 anos, houve por exemplo a redução de idade do homem de 65 anos para 60 anos, para sua aposentadoria; Foi conquistado o direito de pensão para o homem por morte de sua esposa; Reforma agrária com a criação de vários assentamentos resultante do INCRA e do Crédito Fundiário em nosso município e tantos outros direitos adquiridos. 

A atual presidente , Maria Leda Bezerra Viana, disse em entrevista ao Chapadinha Anúncios, que o trabalho sindical tem se intensificado nos últimos meses, mas com garra e enfrentamento todos os obstáculos que estão aparecendo em defesa dos direitos das pessoas que vivem em áreas de quilombos e reservas extrativistas, serão todos vencidos.

Hoje os lavradores estão organizados na modalidade da Agricultar Familiar. Mesmo sendo perseguido, o STTR de Chapadinha cresce a cada dia, onde se percebe que o sindicato é autônomo e democrático e todos os sócios tem vez e voz. "Aos poucos os benefícios vão surgindo no nosso municipio, tudo isso graça à Deus, em primeiro lugar , e os esforços dos lavradores", diz emocionado o ex-presidente e atual tesoureiro, Antonio Odilon.

O STTR completa 49 anos, tendo o reconhecimento dos sócios e companheiros lavradores que não esqueceram o papel muito importante, dessa instituição, na vida de cada um. "A nova geração de lavradores necessitam do apoio de todos. Precisamos está juntos em corrente de luta pelos direitos dos novos trabalhadores", ressalta a companheira Vanda Silva, acessora e líder da comunidade do Barro Vermelho.

Parabéns ao STTR pelos quases 50 anos de luta e coragem deste grande movimento sindical que fez a diferença para muitos trabalhadores oprimidos que viviam em regime de escravidão sem nenhuma pespctivas de futuro e qualidade de vida.







Do Blog Chapadinha Anúncios  

Prefeitura Reinicia Asfaltamento


Depois de vários dias de paralização, as obras de pavimentação asfáltica das ruas de Chapadinha foram retomadas na manhã desta sexta, 25. A equipe da construtora responsável pela obra está trabalhando  neste momento na rua do Comércio.

De acordo com a prefeitura, a recuperação do trecho danificado da Avenida Ataliba Almeida e a reconstrução da Avenida Presidente Vargas é prioridade e, nos próximos dias, as obras começarão.

Informações e Foto - Blog do William Fernandes

Bomba! Vagner Pessoa Concede Entrevista ao Blog


O ex-deputado Vagner Pessoa (foto) concedeu, na manhã de hoje, uma entrevista que inicia uma série de debates que este blog pretende promover sobre as eleições municipais deste ano. Conhecido por não ter “papas na língua” Vagner confirma candidatura e conta porque pretende ser prefeito de Chapadinha, fala de sua tumultuada relação com o cunhado e ex-prefeito Isaías Fortes, faz ácidas críticas a suas prováveis concorrentes, alfineta Isamara Menezes, garante ter trânsito livre no Palácio dos Leões e revela que pode ter apoio do governo na disputa de Chapadinha. Em instantes no Blog.

Salto Alto



Por: Almir Moreira - Advogado

No futebol se diz assim: jogo só acaba quando termina. Entenderam? O resultado, vitória ou derrota, só depois de esgotado os quaraquaquá do segundo tempo. E a experiência tem demonstrado, às vezes, até depois de encerrada a partida, dias depois, o resultado ainda é alterado. Na Itália, outro dia, a velha Senhora, “a Juventus”, viu seu titulo de campeão italiano ser retirado do dia prá noite, estava evolvida em maracutáias.

Pois é, meus caros, nesta vida quem canta vitória antes do tempo só sendo doente da cabeça, ingênuo ou arrogante. O nazismo, doente da cabeça, se julgou imbatível, deu no que deu derrota acachapante; Golias, arrogante por sua compleição física, achou vitória antecipada na futura contenda com o mirrado David, deu no que deu pedrada no meio da testa do gigante Filisteu, caiu batendo, David virou rei.

A experiência da vida não é exaustiva neste sentido, muitos são os casos ou de grande repercussão histórica ou do dia a dia a nos ensinar, ensinar?, não!, na verdade não ensinam nada, estamos sempre a repetir velhas situações de arrogância. O cantar vitória antes do tempo, que aqui e acolá resulta em frustrações continua vivíssimo da silva, a nevoa da vaidade cega os olhos, principalmente do marinheiro de primeira viajem. Geralmente, o primeiro momento, muitas das vezes falso não exprime todo o contexto donde o ato se realizará, embriaga e faz pensar em vitória certa. Outras vezes são os puxa-sacos, ingênuos ou aproveitadores, coadjuvantes na embriaguez do ator principal.

Ledo engano, sobretudo na política eleitoral achar vitória antes do páreo. Na eleição passada nesta terra de “mulatas e anapurus” quem aparentemente não tinha nada no primeiro momento apareceu com tudo nos finalmentes, o contexto falou mais alto diante dos lapsos do primeiro momento.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais Fotos e Informações Sobre o Acidente com Hélio Almeida




As fotos acima dão a exata noção da violência da colisão entre o automóvel Logan, conduzido por Hélio Almeida (irmão do ex-prefeito Zé Almeida) e um Caminhão Baú - detalhes na matéria abaixo. Olhando somente as fotos é difícil imaginar que o motorista do carro de passeio tivesse saído vivo e, ainda mais incrível: sem ferimentos graves.

A família de Hélio informou que, despois de ir direto pra casa ao chegar em São Luís, ele foi levado ao hospital, pelo irmão Zé Almeida, que dada a violência do choque, achou mais prudente realizar exames mais detalhados, que nada de grave revelaram.

Irmão de Zé Almeida Se Envolve em Grave Acidente e Escapa Ileso

O engenheiro Hélio Almeida, irmão do médico e ex-prefeito de Chapadinha Zé Almeida, se envolveu em um grave acidente na BR 222, por volta das 14:30 da tarde de hoje. O acidente aconteceu na localidade “Rancho Papoco” a aproximadamente 15km de Santa Rita.

Hélio que vinha de Arari, dirigia um Logan, colidiu com um Caminhão Baú e saiu praticamente ileso do acidente que deixou os carros completamente destruídos. Apresentando apenas escoriações em um dos braços Hélio Almeida conversou com o editor do blog e disse ainda estar zonzo com a batida e declarou não saber explicar como tudo aconteceu.

O motorista do Caminhão também nada sofreu, mas o veiculo ficou muito avariado. A Polícia Rodoviária não havia chegado ao local. Mais detalhes e fotos em instantes.  

Excelente Capa de “O Imparcial”

Clique na Imagem Para Ampliar

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Grandes Disputarão, Os Menores Definirão (de novo)


Por: Eduardo Braga – Jornalista

Apesar de uns e outros cantarem vitória a esta distância da eleição, é bom olharmos para trás e ver o que o passado nos deixou de lição política.

No período pré-eleitoral de 2008, lideravam as pesquisas de intenção de voto Dr. Levi Pontes (ex-PDT) e Dr. Talvane Hortegal (ex-PT). 

Além de ser filho do lendário Antônio Pontes de Aguiar, Dr. Levi contava com o apoio do governo Jackson Lago, a simpatia do empresariado e da classe média, e pose de quem venceria as eleições dando continuidade apenas aos acertos do grupo com o qual rompera havia pouco tempo.

O então-neo-e-já-ex-petista Talvane Hortegal disputava a dianteira nas pesquisas e fez o PT crer que o mau desempenho da candidata governista, Danúbia Carneiro, faria com que a família Sarney obrigasse o então prefeito, Dr. Magno Bacelar, a apoiá-lo.

Para quem analisa política superficialmente parecia tudo bem definido para a disputa ficar por aí, afinal, o eleitorado estava cansado dos dois grupos tradicionais da política chapadinhense, não é mesmo? Não é mesmo!

Os dois candidatos juntos não somaram 15% dos válidos apurados e a disputa se polarizou entre Isaías Fortes (43,1%) e Danúbia Carneiro (41,9%), os candidatos que tinham grupo político. E permita-me, caro leitor, recorrer ao negrito e às letras maiúsculas para frisar uma obviedade que às vezes parece passar despercebida. A ELEIÇÃO NÃO É UMA DISPUTA ENTRE CANDIDATOS, MAS SIM UMA DISPUTA ENTRE GRUPOS.

Assim, quando se opta por candidato A ou B, deve-se prestar bem atenção em quem o rodeia, afinal é com eles que o candidato vai governar.


Quem decidiu, poderá decidir de novo

Apesar de nenhum dos dois terem tido força suficiente para polarizar a campanha, as candidaturas de Dr. Levi (PDT) e Dr. Talvane (PT) foram determinantes para o resultado final da eleição.

Mesmo tendo tido a menor votação proporcional de todas as vezes que foi candidato a prefeito (apenas 43%), Isaías Fortes foi o mais votado e só não é prefeito de Chapadinha hoje porque (como até o reino mineral sabia, menos Edson Vidigal) ele era inelegível. 

Da mesma forma, o PT e os partidos da chamada 3ª via*, mesmo não tendo musculatura para disputar a eleição tendo candidatura própria com chances reais de vitória, serão determinantes para o resultado final da eleição.

A se confirmar a aliança de ambos com a candidatura governista, esta sairá com vantagem na hora do pega pra capar, afinal, é difícil imaginar que qualquer um dos grupos logre êxito em condição de isolamento e com todas as demais forças políticas do município unidas do outro lado.

De qualquer forma, a disputa será acirrada e, pelo que se vê até agora, sem nenhum debate sobre proposta de governo, principalmente por parte de quem se diz a mudança.

Assassino de Décio Teria Gravado Áudio da Execução


A polícia que investiga a morte do jornalista Décio Sá pericia uma gravação de áudio, passada através de um telefonema, que supostamente revelaria os momentos da execução do jornalista Décio Sá. A existência da gravação veio à tona hoje (23), trinta dias após a morte do jornalista, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Luís, Leonardo Monteiro, em entrevista ao Bom Dia Mirante.
Em contato com o G1 o Secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes disse que o material já foi entregue à comissão que investiga a morte do jornalista e que no momento está sendo periciado. Ele não comentou o conteúdo da gravação e confirmou ter recebido o material na semana passada
Leonardo Monteiro revelou que recebeu um telefonema, um dia após o assassinato do jornalista Décio Sá, na Avenida Litorânea, com o que seria a gravação da execução do jornalista.
"Essa informação procede. Esse telefonema chegou no dia seguinte ao sindicato, ele gravou a execução do Décio. Ele chega, ele assovia e dá o primeiro disparo. Ele efetua os outros disparos e ainda se ouve o suspiro do Décio", afirmou.

Leonardo Monteiro falou também sobre a violência contra jornalistas. "A intolerância contra jornalistas tem aumentado. Muitos setores ainda não compreenderam que têm direito de resposta, é esse o caminho, não aquele de reparar um erro com encomenda de morte", finalizou.
As investigações continuam em sigilo. Hoje completa um mês que Décio Sá foi morto a tiros, em um restaurante da Avenida Litorânea. A Secretaria de Segurança Pública prorrogou por mais 30 dias o inquérito instaurado para investigar a morte do jornalista Décio Sá.

G1 - Maranhão

Criação de Galinhas Faz Sucesso entre Agricultores de Urbano Santos

A criação de pequenos animais na zona rural se apresenta como uma garantia de segurança alimentar e geração de renda para inúmeras comunidades que dispõem de parcos recursos tanto financeiro como tecnológico para desenvolver seus projetos.

A comunidade de São Raimundo, município de Urbano Santos, experimentou durante o ano de 2010 e começo de 2011 uma série de discussões em conjunto com o Fórum Carajás que tratava de temas como o processo de desapropriação da propriedade onde residem e do beneficiamento dos recursos naturais encontrados na região. 

Esses temas, de forma alguma, representavam alguma novidade para a comunidade, afinal desde 2005 que os moradores pelejavam pela posse da terra junto ao Incra e pela preservação dos buritizais e dos bacurizais.

Por certo, as discussões introduziam elementos ainda desconhecidos, no caso, o manejo das brotações de bacurizeiros como forma de preservação do solo e a consequente obtenção de mais frutos em uma área marcada por capoeiras.

Continue a ler matéria completa do Jornalista Mayron Régis que ajudou a articular o Programa e relata detalhes no blog de Urbano Santos (aqui)

Isaías: O Santo dos Últimos Dias


A defesa do ex-prefeito Isaías, ao negar que ele tenha ameaçado de morte o deputado Magno Bacelar, acabou produzindo “um” Isaías pacato, incapaz de eliminar uma mosca. Um estadista tolerante e frontalmente diferente do Isaías quando estava no poder.

Se a alegada ameaça mais recente ainda careça de comprovação, os modos nada democráticos do ex-prefeito e familiares estão registrados nos anais da política e em algumas condenações judiciais.

Diante do que já vi e acompanhei ao longo da história de Chapadinha, chego à conclusão de que existem dois Isaías. O atual, com um comportamento de humildade e cordialidade e “um” de tempos em que ter o poder em mãos, era sinônimo de: ameaças de morte a adversários em palanques e de mandar prender críticos de seu governo. De perseguição a padres e apoio a familiares quando os mesmos agrediam opositores em praça pública com requintes de covardia.

Para comprovar as ameaças em palanque perguntem aos médicos Sebastião Pinheiro e Zé Almeida que eles contarão que ameaça de morte era corriqueiro nas falas do Isaías poderoso.

Sintam-se à vontade também para indagar o militante social Chico da Cohab qual ex-prefeito deu ordens ao então delegado “calça-curta” (e nomeado a pedido do líder) para prendê-lo, simplesmente por encenar uma peça de teatro.


A agressão ao advogado Djúnior, sem chance de defesa, rendeu uma condenação penal ao filho do ex-prefeito e, hoje, vereador, Marcelo Menezes. Isaías até os dias de hoje, nunca se manifestou sobre o acontecimento.


Poderia passar o dia todo falando de casos do “indefeso” Isaías, mas, como o período eleitoral é pródigo em ilações e acusações entre adversários, o que fica é a memória do povo, que é implacável e deixa claro que não há nenhum Mahatma Gandhi na política local. Nem entre os atuais governantes que têm seus arroubos de prepotência nem entre os antigos detentores, que mesmo em esforço de pacifista, são traídos, a exemplo do que fez Isaías em entrevista a Mirante AM de São Luís, editada por aliados na internet, em que é flagrado recomendando que os deputados cortem a língua do Magno. Civilizado, não?

Coelho Neto: Vereador Petista Consegue Vitória na Justiça


O vereador Américo de Sousa (PT), foto, conseguiu uma importante vitória na Justiça, na última quinta-feira (17).
O juiz da Comarca da Coelho Neto, José Elismar Marques, titular da 1ª Vara, decidiu favoravelmente à ação declaratória de nulidade de ato administrativo contra o Município de Coelho Neto ajuizada pelo vereador petista.
A decisão proferida pelo magistrado tornou nulo o inquérito e o processo administrativo instaurado por meio da portaria nº 104, de 24 de julho de 2009, que tem por objetivo “apurar possíveis atos disciplinares” supostamente cometidos pelo vereador enquanto servidor municipal.
Na verdade, o processo administrativo foi a forma que os adversário de Sousa encontraram para tentar tonar o vereador em um “ficha suja” e tirá-lo do processo eleitoral deste ano. Américo de Sousa é pré-candidato do PT a prefeito de Coelho Neto e conta com apoio de vários partidos e grupos políticos locais, todos de oposição ao prefeito Soliney Silva (PSD).
Após a decisão judicial, o vereador divulgou uma nota, assinada também pelo seu advogado Valkmar Neto,  em que informa à sociedade de Coelho Neto que não há mais qualquer impedimento para que venha disputar cargos eletivos a partir do que considerou o juiz José Elismar Marques.
(Com informações do blog do João de Sousa)

domingo, 20 de maio de 2012

Edmilson Carneiro Participa de Encontro Nacional do PT, Em Porto Alegre



Blog Observatório Político (de Vargem Grande)

O Pré-candidato a prefeito de Vargem Grande, Edmilson Carneiro (PT) encontra-se na capital gaúcha desde a última quarta-feira (16) e está participando deste importantíssimo seminário que o Partido dos Trabalhadores (PT) estar realizado com seus candidatos a prefeito em 2012.

O Seminário tem o objetivo de dialogar com os/as candidato/as a prefeito/a do partido sobre a atualidade do Modo Petista de Governar, incorporando as experiências recentes de nossos governos locais. Além disso, pretende estabelecer os novos desafios para as administrações municipais diante dos atuais cenários nacional e internacional e das necessidades criadas pelo novo patamar de desenvolvimento vivido pelo Brasil a partir de 2003.

O PT vai entrar na 7ª geração de prefeitos/as. Desde 1982, quando elegeu dois prefeitos, passando pelas primeiras eleições nas capitais em 1985 (depois de anos de interventores durante a ditadura) e, principalmente, a partir de 1988, o PT passou a figurar como um Partido de bons governos municipais, administrando cidades grandes, médias e pequenas, implantando o Modo Petista de Governar.

De lá pra cá, o PT cresceu, governou também Estados e iniciou uma grande mudança no País com a vitória de Lula à Presidência da República em 2002. O Brasil passou a viver outro modelo de desenvolvimento, centrado em distribuição da renda, inclusão social, criação de empregos e forte ênfase na educação e na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Criou, em âmbito nacional, a Secretaria de Assuntos Federativos, SAF, que coordena as ações federais junto às administrações municipais e faz a interlocução com a agenda dos municípios brasileiros. Muitos avanços foram obtidos nesta área, fortalecendo o pacto federativo e constituindo atores permanentes no diálogo pela implementação de políticas públicas nacionais que, na prática, concretizam-se com a participação dos governos locais. (Continue lendo)