quarta-feira, 23 de maio de 2012

Criação de Galinhas Faz Sucesso entre Agricultores de Urbano Santos

A criação de pequenos animais na zona rural se apresenta como uma garantia de segurança alimentar e geração de renda para inúmeras comunidades que dispõem de parcos recursos tanto financeiro como tecnológico para desenvolver seus projetos.

A comunidade de São Raimundo, município de Urbano Santos, experimentou durante o ano de 2010 e começo de 2011 uma série de discussões em conjunto com o Fórum Carajás que tratava de temas como o processo de desapropriação da propriedade onde residem e do beneficiamento dos recursos naturais encontrados na região. 

Esses temas, de forma alguma, representavam alguma novidade para a comunidade, afinal desde 2005 que os moradores pelejavam pela posse da terra junto ao Incra e pela preservação dos buritizais e dos bacurizais.

Por certo, as discussões introduziam elementos ainda desconhecidos, no caso, o manejo das brotações de bacurizeiros como forma de preservação do solo e a consequente obtenção de mais frutos em uma área marcada por capoeiras.

Continue a ler matéria completa do Jornalista Mayron Régis que ajudou a articular o Programa e relata detalhes no blog de Urbano Santos (aqui)

Nenhum comentário: