quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Belezinha: O Governo do “Bucho Inchado”

Como não sei se todos conhecem o jogo de baralho chamado de “Bucho Inchado” pelo mesmo nome, me ponho a descrever a brincadeira sem a qual a minha infância não teria sido tão divertida. Falo daquele jogo de cartas pra lá de simples em que várias crianças dividiam o baralho e começavam descartar dizendo a sequência das cartas na ordem crescente e sem se ater a naipes. Um menino dizia Ás, outro 2, o seguinte 3 e assim por diante até chegar ao Valete, Dama e Rei. Pela regra do jogo aquele que colocasse na mesa a mesma carta que dissera ficava com o monte, portanto mais distante da batida. Perdia, por fim, o mais cheio de cartas. Contudo – aqui entra a emoção infantil do jogo – quem encobrisse a coincidência alheia, herdava-lhe as cartas e o revés, pra gargalhada geral dos colegas.

O leitor deve tá estranhando a lembrança, porém explico. Acho que a comparação da lógica deste carteado cabe como uma luva para o momento político e administrativo de Chapadinha. Saímos de um governo que tanto errou que levou uma peia de 5 mil votos e entregamos os destinos da cidade a um grupo que se dizia infalível e altamente honesto. O resultado foi um circuito de erros incríveis até aqui. Vejamos:

Na sua vez de jogar Danúbia colocou a irmã Débora como secretária de finanças e disse Ás; Belezinha bota a mana Deusilene no mesmo cargo, fala dois e encobre o erro.

No caso da ambulância “Fiorino” a gestão anterior não registra o veículo a atual não se mexe pra resolver a encrenca neste 9 meses e a PRF prende o carro. A falta de ambulância na cidade continua e diz: pega mais cartas-desgaste senhora Belezinha.

Sucessivas administrações descuidam do abastecimento d’água, Belezinha não só passa batida como sua inércia agrava o problema e ainda se zanga, tanta intimidar e desqualificar os reclames da população atingida. Mais baralho-problema na mão da prefeita.

Contra as obras inacabadas, acusações e processos da antecessora, Belezinha mal se senta e já responde por esquema como “Carro do Lixo” e escândalo como o da Queops. Mais copas, espadas, mais paus e muito mais ouros.

Conquanto no passado só se cumprisse a velha obrigação de pagar em dia a folha. Ducilene: abono não paga, 13º só de alguns e a queda do comércio são cartas na manga da competência administrativa.

Entre Rei de ontem e Valete de hoje, este governo Belezinha, por erros próprios e mania de agravar os de outros, incha o bucho de uma impopularidade pesada e condenada a explodir daqui 3 anos e pouco ou a qualquer momento. 

Nenhum comentário: