sexta-feira, 21 de março de 2014

Quem é Quem Entre os Federais

Simplício Araújo e Levi Pontes: Chapa de Oposição

Com a proximidade das eleições de outubro os grupos políticos locais – que já se articulam desde o encerramento do pleito de 2012 – começam a definir as chapas e a escolher os futuros candidatos a deputado federal em dobradinhas com os estaduais locais. Entre os nomes postos têm velhos conhecidos, mas há novidades no cenário.

Isaías e Talvane
Desde que foi expulso do governo Belezinha, o ex-prefeito Isaías definiu o médico Talvane Hortegal como seu candidato a deputado federal. Talvane será o único candidato local em disputa por uma vaga na câmara federal, Isaías pretende lança-lo tendo objetivo de superar a votação dos nomes escolhidos por Belezinha, colocando Hortegal em dobradinha com sua filha Isamara ou a neta Luiza Rocha. Contra o acordo tem a ameaça de Isaías trocar Talvane por outro nome, como fez com Waldir Maranhão em 2010.

Belezinha e Seus Dois Federais


Belezinha: Federação de Candidatos
A prefeita Belezinha tem dois candidatos a estadual (Paulo Neto e Inácio do Incra) e dois federais Chiquinho Escórcio e Cleber Verde. Com popularidade de menos e candidato de sobra, resta saber como a prefeita pretende garantir votos a seus deputados cujas múltiplas opções só criam confusão na cabeça do eleitor e dificultam a tarefa.

Danúbia com Hildo Rocha
Com Magno fora da disputa por reprovação de contas, tudo indica que sua candidata a estadual deva ser a ex-prefeita Danúbia Carneiro. Há ainda a possibilidade de apoio ao deputado Carlos Filho por indicação de Roseana Sarney. Já quanto ao deputado federal o nome do secretário Hildo Rocha já está definido faz tempo.

Nonato Baleco e Waldir Maranhão Reunião Política 

Baleco Vai de Waldir Maranhão
Alianças políticas municipais fizeram o presidente da câmara Nonato Baleco desistir de apoiar Weverton Rocha, seu companheiro do PDT, para firmar parceria com Waldir Maranhão do PP. Waldir já tinha apoio de ex-candidatos a vereador do grupo denominado Quarta Via que devem também apoiar uma eventual candidatura de Baleco, caso ele mantenha mesmo a decisão de disputar uma vaga na assembleia.

Levi Fechado com Simplício

O Partido Solidariedade apresenta uma chapa puro sangue e totalmente comprometida com a oposição ao grupo Sarney. Levi Pontes já escolheu o presidente estadual do partido, o deputado federal Simplício Araújo como companheiro de chapa não só em Chapadinha mas nos outros 22 municípios onde Levi será votado. Levi aposta no bom trabalho que Simplício vem realizando em pouco mais de um ano de mandato (assumiu ocupando a vaga de Ribamar Alves, que se elegeu prefeito de Santa Inês). A atuação de Simplício o colocou na lista (da revista Veja) dos 20 melhores entre os 513 deputados federais de todo o Brasil.

Um comentário:

Blog do Hipólito Cruz disse...

Caro Alexandre,

Você comete um equívoco ao informar que o médico Talvane Hortegal é o único postulante com domicilio em Chapadinha a uma vaga na Câmara Federal, pois o primeiro pretendente a se articular foi o ex-vereador Antônio Peroba, que inclusive vem percorrendo todos os municipios do Baixo Parnaíba e outras regiões em busca de viabilizar seu nome, e com toda sinceridade, acredito que ele terá mais votos que o Talvane. Nas eleições de 2008, Peroba como candidato a vereador teve praticamente a mesma quantidade de votos do Talvane como candidato a prefeito.