terça-feira, 6 de março de 2012

Mais Um Grave Acidente em Chapadinha: Falhas na Saúde, Sensacionalismo e Trânsito Assassino



O Acidente
Na noite de ontem, por volta das 20h , Chapadinha foi abalada com mais um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta, na BR 222 (Parque Independência), próximo à Borracharia do Camarão, deixou em estado grave, os estudantes Leonardo Sousa de Carvalho, de 17 anos, e Diones Bastos da Silva, de 20 anos, natural de Brejo, mas que reside em Chapadinha, na Avenida Ataliba Almeida.

O estudante Leonardo Sousa de Carvalho morreu antes de chegar em Vargem Grande e Diones Bastos da Silva se encontra em São Luís em estado grave.

Atendimento no HAPA
Informado sobre a gravidade dos pacientes o próprio diretor do HAPA, José Almeida, compareceu á casa de saúde e coordenou o atendimento às vítimas. Ouvido pelo blog Zé Almeida confirmou que os jovens chegaram ao HAPA em estado crítico.

Alguns blogs que cobriram o fato disseram que – naquela hora – o hospital dispunha de apenas uma ambulância, que de imediato transportou o paciente que apresentava o pior quadro. Ainda de acordo com informações havia outra ambulância (semi-UTI) parada nas proximidades do pronto-socorro, mas sem condições de uso por problemas mecânicos.

Palavra de Zé Almeida
José Almeida reconheceu que contava com uma ambulância e que a outra não tinha condições de uso. Disse que o paciente mais grave foi priorizado e o outro, apesar do improviso (foi transportado em um automóvel comum), chegou vivo em São Luís. Em qualquer lugar do país os profissionais nem sempre têm as condições ideais para solucionar os problemas e diante de uma urgência temos que lançar mão dos meios que dispomos no momento”, explicou Zé Almeida.

Zé Almeida lamentou a cobertura da imprensa: enquanto alguns queriam tirar fotos impactantes outros estavam ávidos por falhas que pudessem render críticas a administração municipal”, disse.

“Fui indicado diretor a menos de um mês, estamos melhorando, mas reconheço que ainda temos muitos problemas que serão enfrentados e resolvidos”, completou Zé Almeida.

Sobre o Trânsito Ninguém Fala
O médico Zé Almeida, um dos pioneiros da medicina em Chapadinha, desabafou chamando atenção para o elevado número de acidentes de trânsito em Chapadinha: “enquanto tanto se procura sensacionalismo, não vejo uma palavra sobre os inúmeros acidentes que têm trucidado as pessoas de Chapadinha. É como se a prevenção aos acidentes não tivesse importância. É como se não importasse o quão grave cheguem esses jovens acidentados. Devemos entender que saúde não se faz somente dentro de hospitais e enquanto não se parar este trânsito assassino, cada tragédia vai seguir servindo a interesses diversos e as pessoas vão continuar morrendo nas ruas” finalizou Zé Almeida.  


Foto: William Fernandes

Um comentário:

eduardo-ferras disse...

É meu caro, a coisa anda feia, pude comprovar a ambulãncia quebrada ao lado do hapa, é uma vergonha um discaramento terrível. como se pode gastar tanto em carnaval e não consertar uma ambulancia. enquanto isso Magno esta fazendo consultas em são paulo, pena que a imprensa é toda comprada, ate o blog interligado se vendeu, chapadinha precisa mudar de administração com urgencia......