sexta-feira, 2 de março de 2012

Emprego e Renda: Mais de Mil Vagas de Capacitação para Chapadinha

Secretário Zezinho Lima, Gabriel e Equipes da Capacitação
Como parte da preparação do projeto de capacitação de mão de obra para os investimentos que se concretizam em Chapadinha, órgãos como a secretaria municipal de trabalho e renda, SENAI e equipe da Suzano cumpriram extensa agenda de trabalho esta semana no município.


O Secretário do Trabalho e Renda/Coordenador do SINE,  Zezinho Lima, acompanhou os representantes da Suzano e SENAI em uma audiência com o presidente do Sindicato da Construção Civil. Participaram do encontro a secretária-adjunta de educação do município, professora Maria Coelho, pessoal do SENAI e equipe da Suzano. Na ocasião as representantes da Suzano, Julia Fernandes e Elizabeth Silva apresentaram o projeto de capacitação da empresa para o presidente do Sindicato da Construção Civil, Sr. Gabriel. 


Durante o evento o secretário Zezinho Lima falou ao presidente do Sindicato destacando a recomendação da prefeita Danubia em buscar parceria com a entidade, visando uma qualificação profissional para a categoria, evitando assim, a importação de mão-de-obra. O presidente Sindicato elogiou a iniciativa e se comprometeu em dar todo o apoio necessário para o sucesso da mesma. “Com um projeto como este, só quem tem a ganhar é a comunidade chapadinhense”, declarou Gabriel.


1050 Vagas de Capacitação
A região de Chapadinha vai receber uma versão do Programa Capacitar, nos moldes do que foi implantado em Imperatriz e região, voltado para qualificação de trabalhadores na área de construção civil e montagem industrial.


A decisão foi tomada durante reunião realizada na quarta-feira (29), da qual participaram o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro; o superintendente de Ações Móveis do Senai-MA, Germano Soeiro; secretários municipais e ainda representantes da empresa Suzano, grupo que está implantando uma unidade fabril para produção de biomassa na região. 


A previsão é de que os cursos tenham início em abril deste ano e serão coordenados pelo Senai, com apoio logístico dos parceiros do programa e encaminhamento para o mercado por meio da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Chapadinha. Cerca de 1.050 vagas serão disponibilizadas em 2011, com provável extensão aos municípios de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. As cidades de Anapurus e Mata Roma também deverão ser incluídas no programa.


Previsão de 10 Mil Postos Trabalho  
A unidade fabril do Grupo Suzano que está sendo implantada em Chapadinha será para produção industrial de pellet, um produto composto de biomassa de eucalipto, apropriado para abastecer usinas termelétricas, em substituição ao carvão mineral. A fábrica vai produzir exclusivamente para exportação e será uma das pioneiras do setor no Brasil.


O investimento total do projeto é U$ 1,2 bilhão, com previsão de criação de até 2.500 empregos diretos durante a obra – e mais de 10 mil empregos indiretos – com previsão de início de operação para 2014, quando deverá empregar até mil trabalhadores.

Informações: SECOM Estadual e ASCOM Secretaria Municipal de Trabalho e Renda 

Nenhum comentário: