segunda-feira, 26 de março de 2012

Zé Almeida Responde a Críticas e Lamenta Acusações Contra Profissionais da Saúde


O diretor dos Hospitais HCC e HAPA, o médico José Almeida (foto), falou ao blog sobre fatos noticiados na imprensa local a respeito das duas casas de Saúde.  Zé Almeida lamentou a forma tendenciosa com que as notícias são passadas ao público e criticou a ânsia de setores da imprensa em buscar falhas na saúde pública para fins meramente eleitoreiros e, segundo ele, de forma desrespeitosa com os profissionais e sem observar as regras de deslocamento dentro de uma unidade de saúde.

O diretor citou um fato recente em que um odontólogo entrou no centro cirúrgico do HCC para fotografar uma porta que se encontrava quebrada. Zé Almeida disse, se referindo ao odontólogo Ernani Maia, “que a pessoa que entrou no centro cirúrgico usando as mesmas roupas e sapatos que veio da rua, não observou a forma correta e higiênica que se deve ter para entrar numa sala de cirurgia” disse. Mesmo criticando a postura, Zé Almeida disse encarar com naturalidade as críticas e que questiona o excesso: “sou dirigente de hospitais do serviço público de saúde e, como todos sabemos, o sistema como um todo tem problemas. Acho louvável a crítica construtiva e asseguro a todos o acesso a qualquer dependência das unidades dirigidas por mim, desde que devidamente paramentados e que isso não venha a colocar em risco a integridade dos pacientes”, completou Zé Almeida.

Questionado por este jornalista sobre a notícia de que uma gestante teria morrido – segundo post na rede social facebook - por causa do problema da porta, Zé Almeida disse que a paciente chegou em estado grave, vinda de outro município e que o fato não teve qualquer relação com a porta defeituosa, que já reparada, segundo ele.

Zé Almeida declarou ainda ter acompanhado o atendimento da paciente e que não sabia que o fato estava sendo explorado na mídia. “O quadro apresentado (pela gestante) tem elevada incidência de óbito em qualquer lugar, mas já que novamente estão insinuando erro, vou solicitar que o médico responsável pelo atendimento se pronuncie”, ressaltou.

O diretor finalizou pedindo mais responsabilidade da imprensa antes de  colocar culpa nos profissionais da saúde pela morte de alguém sem a devida investigação. “O que temos visto ultimamente são pessoas que mantêm página na internet ou colocam comentários nas redes sociais sem apurar o fato e muitas vezes sem dizer claramente o que houve, colocando a conduta dos médicos em questão sem dar-lhes sequer o direito defesa, já que nem do que estão sendo acusados sabem claramente. Uma completa irresponsabilidade”, finalizou Zé Almeida. 

Nenhum comentário: