quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Governo Estadual Transfere 14 Detentos de Pedrinhas para o CDP de Chapadinha


Matéria do G1 Maranhão e do Blog do Foguinho anunciam transferência de 14 presos de Pedrinhas para o CDP de Chapadinha. “Duzentos e trinta presos que estavam no pátio da Casa de Detenção, em Pedrinhas, São Luís, serão transferidos, até esta quarta-feira (16), para outras instalações do sistema penitenciário maranhense” diz a matéria.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), as primeiras transferências aconteceram na tarde e noite desta terça-feira (15). Destes, 60 serão transferidos na noite desta terça-feira para o Centro de Detenção Provisória (CDP); 20 ficarão nas celas da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ); 60 serão transferidos nesta quarta-feira para unidades prisionais do interior do Maranhão, como Bacabal, Chapadinha e Santa Inês; 57 passarão a noite de terça-feira no pátio e só na quarta-feira saberão qual o destino deles. 33 irão para o regime semi-aberto” complementa.

“A Cadet foi depredada durante rebelião que aconteceu na última quarta-feira(9), onde nove detentos foram mortos no confronto entre duas facções criminosas. Outros 20 detentos ficaram feridos. Devido ao problema, o Governo do Estado decretou estado de emergência no sistema prisional maranhense por 180 dias. Tropas da Força Nacional foram encaminhadas para auxiliar nas obras de reconstrução do local.”

“A Sejap anunciou a construção de novos presídios nas cidades de Balsas, Codó, Açailândia, Santa Inês, Presidente Dutra, Viana, Bacabal, Pinheiro, Brejo e São Luís.”

Preocupação
O que as matérias não esclarecem é qual o grau de periculosidade dos detentos enviados a Chapadinha, se o CDP local tem espaço pra abrigá-los e se as autoridades judiciais foram ouvidas a respeito da medida do Governo do Estado.


Informações G1 MA e Blog do Foguinho 

Um comentário:

Anônimo disse...

Logo,logo não haverá mais déficit habitacional no país: a metade da população estará encarcerada.