terça-feira, 29 de outubro de 2013

Violência, Signo Desta Cultura da Morte


Por: Almir Moreira – Advogado
A mídia local noticiou a morte por assassinato este ano de 16 pessoas – até o momento, infelizmente. Mais que o dobro do ano passado. Notícias como essa pululam país afora. Há muito promovem “jornalista”, rendem programas de rádio e televisão, e embalam até certos espaços da cultura.
Incrível como ganham ares de normalidade; ganham sim, do contrário a indignação já teria tomado conta de nós. Estamos acomodados.
A violência é resultado de uma mudança cultural e ideológica que vem sendo implantada sorrateiramente. Nossa cultura, fundada no pensamento greco-romano e cimentada nos ensinamentos do cristianismo, principalmente pelo vultoso legado da Igreja Católica, vem há anos sendo destruída; o ataque à família, instituição formada sob os moldes cristãos, é o maior exemplo. A leitura de tudo que ocorre na sociedade a partir da sociologia é um indicativo também da tentativa de destruição de nossa cultura original, da qual nos formamos como gente.
Basta ver o que rola, como diz a rapaziada, novelas, por exemplo, com um mote só, mulher largando marido, marido largando mulher, estímulo ao uso de droga, tramas diabólicas, libertinagem geral, sem pudor. Disseminação da cultura imbecilizada privilegiadora do erotismo e da banalização da vida. Qualquer dúvida, lembrem-se do Rock in Rio ou do Big Brother!
Estes valores difundidos terminam produzindo falsas ideias de emancipação, veja o exemplo feminista da mãe solteira e independente, joia nas classes altas, elas podem ter empregados(as), mas e nas classes pobres? Só gera frustração ou confusão mental.
A violência grassa também porque, em meio a essa engenharia social engendrada para construção deste mundo “novo”, nós estamos sendo omissos com: o descaso do poder político, o sucateamento das polícias, a execução penal negligente e uma justiça criminal assistemática. E o pior, porque nossa democracia está deformada, a legislação eleitoral é cínica, permite a todos o direito de concorrer a um mandato eletivo, mas deixa brechas, buracos, crateras para que só os que têm dinheiro possam de fato vencer. Veja-se a quantidade de gente desqualificada moralmente exercendo mandatos públicos.
Somos imperfeitos, não vamos gerar uma sociedade perfeita, quanto mais se tentou mais mazelas foram produzidas.

Fico com o ensinamento do Papa Emérito Bento XVI, ao recordar a encíclica “Deus Caritas Est”: “Não é possível implantar o paraíso aqui na Terra, o que nós devemos esperar é que tenhamos forças morais aqui na Terra, suficientes para lutar contra o mal”.

Nenhum comentário: