quarta-feira, 16 de outubro de 2013

“Se Incomodo Você, o Problema é Seu” Diz Padre Neves em Resposta a Paulo Lima

Demorou. Mas consegui. Não quis agir pelo que me disseram. Agora tenho em minha posse a gravação do que Paulo Lima disse na Rádio Cultura sobre minha posição na prestação de contas. Como sempre, também agora me recuso a calar-me diante dos covardes gritos dos mercenários da mentira. Não aceito ter olhares curtos para ignorar o absurdo da farsa e a invenção de salamaleques para que lhe dêem o necessário para matar a fome. 

Você, Paulo Lima, quando vier a público aprenda a ser educado e a não impingir nojenta invenção por verdade e a não apregoar banha da cobra como defesa própria. Você dá uma no cravo e outra na ferradura e parece ter mais inclinação para o teatro que para a informação. Você afirma e nega, quer criticar e só sabe se atolar, elogia e condena ao mesmo tempo. Não posso satisfazer as suas maliciosas e hediondas pretensões.

Quero dizer-lhe e, faço-o com toda a rapidez e sinceridade, que sou político e sempre o serei. Só os bestas é que não são, nem querem que os outros sejam. Além de padre, sou cidadão, devo participar e levar os católicos a participar na política que deve processar-se como uma questão de justiça, de caridade e de solidariedade. E isto interessa à moral, à religião, à cidadania... Tudo deveria ser política. mas infelizmente a corrupção, para quem a pratica ou para quem a defende, é gatunagem. Acredito na seriedade do trabalho, na partilha da vida, na verdade da informação, na recusa do egoísmo, no fraterno gesto comunitário de quem procura o bem comum.

Sou cristão, padre e missionário católico. Não me sei movimentar na propagação do vírus de interesses egoístas que satisfazem um individualismo grosseiro e despudorado. Por isso reajo e continuarei a reagir, ainda com mais energia, a discursos berrados, mentirosos, injuriosos e eivados de insinuações maldosas e apaixonadas. 

Corrija o que disse: não fui à Câmara pedir dinheiro nem falar só nos 74 milhões. Fui porque me convidaram e é meu direito participar; os cem mil reais da anterior Prefeita não são meus. Nunca foram. Nunca os pedi. Devem ser restituídos ao Governo. E nunca fui à Prefeitura pedir nada, a não ser os meus direitos ou os da comunidade católica. Nem irei e, se outros lá forem, devem prestar contas, como a senhora Prefeita também deve prestar contas e que convençam.

O conteúdo do seu pronunciamento na Rádio mostrou-se faccioso, obsoleto, serôdio, fedendo a mofo. Ignorante e pretensioso. Mas duma ignorância saliente e incicatrizável!... E exposto de uma maneira atrevida, discriminatória e mal educada. Isto, tudo junto, faz, desse pronunciamento, um enxerido intragável. Você, Paulo Lima, parece que pertence a uma igreja protestante. Pode saber o que seu pastor deve ou não deve fazer. Agora vir aconselhar-me, em matéria pastoral ou incriminar-me... nego-lhe o direito a essa pretensão. Se sua igreja manda calar, a minha manda-me falar, ir à rua, fazer barulho, gritar pelo bem do povo.

Não costumo fazer o que entendo, mas o que devo. Se incomodo você, o problema é seu. Eu, como padre, sou aconselhado a não me meter em política partidária. Não devo ingressar em nenhum partido. Mas política social, procura do bem comum, levar o povo à defesa de seus direitos... por missão, obrigação e exigência de meu dever, sou obrigado a entrar, pacificamente, nessa luta, a me interessar, a defender e levar o povo a fazê-lo. 

Estou em Chapadinha há 35 anos. Não cheguei ontem. E tenho colegas e superiores para me advertir, se errar. Lamento sua atrevida ingerência e a tenho como muito provocatória e discriminatória da minha qualidade de pessoa e cidadão brasileiro que me honro ser. É meu dever fazer tudo isto e até exigir do Ministério Público, dos nossos senhores Promotores de Chapadinha que venham averiguar este problema que se tornou público: não há correspondência entre o montante gasto nestes oito meses e o que se vê realizado. Se está escondido, tragam-no a público.

Admiro-me que ainda o não tenham feito! Notou-se na audiência pública, na Câmara, que a Prefeitura não informa, mensalmente, o público nem a Câmara, o que é contra a lei. Isso é que você, Paulo Lima, deve dizer. Satisfaça aí seu desejo de réplica, sua ânsia de reparos, sua venda interesseira de interesses próprios.

Se achar interessante, publique também quanto a Prefeita anterior deixou de dívida, e porquê e para quanto aumentou antecipadamente o salário da prefeita. Essa decisão também me parece uma barbaridade! Isso também o povo deve saber!

Finalmente, esse tipo de intervenção não se pode fazer numa rádio comunitária e, ainda pior, se ela não tem gravador para se pedir direito de resposta. Informaram-me também que você recebe salário municipal para fazer esse tipo de intervenção defensiva. Mas a lei da informação manda falar a verdade e não gastar tempo de antena a tentar enganar o povo. Isso é que se não deve fazer. Não se arme em messias improvisado nem queira ser vampiro de circunstância.

Não propague o vírus do interesse individual, nem se coloque contra os direitos do povo. Temos direitos e queremos ser informados de como se gasta o dinheiro público. É nosso direito. Do padre, do bispo, do povo, da criança e do adulto. De todos. Não é privilégio concedido. E você não tente enganar o povo, porque isso é crime. Se quiser continuar, lhe agradeço, porque me dará oportunidade de informar outras coisas que andam um pouco esquecidas.


(Blog da Paróquia de Chapadinha)

Nenhum comentário: