segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Aldeota e a Briga de Dois Carecas por um Pente


Após eleger uma nova diretoria com a participação de pouco mais de 30 pessoas, cerca de 70 sócios do Aldeota Clube voltaram a se reunir e realizaram nova eleição com 90% dos votantes inadimplentes, segundo o grupo adversário que realizou primeira eleição.

No centro da discórdia o senhor Gervásio Pimentel e a senhora Denise Machado. O objeto da disputa é um clube caindo aos pedaços e inviabilizado para a realização de qualquer evento.

Aparentemente a desavença não seria mais que uma “briga de dois carecas por um pente”, como falou o escritor argentino Jorge Luis Borges sobre a guerra das Malvinas.   

Mas apesar do declínio o clube está longe de significar algo desprezível na sociedade chapadinhense: tradicional e dono de riqueza imobiliária cobiçada, o Aldeota alterna momentos de desinteresse em que passa anos sem realizar eleições e períodos acirrados como agora.

Justamente pelo valor material e sentimental que o Aldeota possui, a sensação é que os dois lados representam – na faixa etária e na falta de propósitos  – tudo o que terminou colocando o clube na mais pesada decadência.


Mas apesar de cômica, se os 30 de um lado com os 70 de outro somarem-se aos demais ainda alheios, a crise pode até gerar algo de bom, se o conjunto dos sócios aproveitar a deixa pra repensar o destino do Aldeota e salvar este patrimônio cultural de Chapadinha.     

Nenhum comentário: